Gabriel Jesus é expulso, mas Brasil vence Chile e avança à semifinal da Copa América

Com gol de Lucas Paquetá, seleção brasileira derrotou a chilena por 1 a 0 e encara o Peru por vaga na decisão do torneio continental. Argentina pega o Equador e Uruguai duela com Colômbia neste sábado

23:08 | Jul. 02, 2021

Por: Gazeta Esportiva
Lucas Paquetá marcou o único gol no Engenhão, após tabela com Neymar (foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Nesta sexta-feira, o Brasil venceu o Chile por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, pelas quartas de final da Copa América. O gol da vitória da Seleção foi anotado por Paquetá, antes de Gabriel Jesus ser expulso por entrada dura. Agora, o time comandado por Tite terá pela frente o Peru pela semifinal do torneio continental.

O primeiro tempo não foi de grande emoção no Nilton Santos. Enquanto o Chile teve uma boa chance com Vargas, o Brasil chegou com Neymar, Danilo e Gabriel Jesus, mas só levou perigo para valer na última delas.

Por outro lado, a etapa final começou empolgante. Depois de sair do banco, Paquetá aproveitou bola viva dentro da área e abriu o placar para a Seleção. No lance seguinte, Jesus foi expulso ao acertar o pé no rosto de Mena. O Chile ensaiou uma pressão, mas parou em Ederson e no travessão.

A partida entre Brasil e Peru acontecerá na segunda-feira da semana que vem, às 20h, no Estádio Nilton Santos. Pelas quartas, os peruanos eliminaram o Paraguai, nos pênaltis.

O jogo

O primeiro tempo começou sonolento, com as duas equipes dividindo a posse de bola e não conseguindo levar perigo ao gol adversário. O Brasil assustou apenas aos 22 minutos, quando Neymar descolou belo lançamento para Firmino, que pegou torto na bola e mandou para fora.

Na sequência, Vargas foi lançado pela direita, balançou para cima de Thiago Silva e bateu firme, cruzado, para exigir defesa de Ederson. Depois, foi a vez de Danilo arriscar finalização de fora da área, mandando por cima do travessão.

Antes do intervalo, a Seleção ainda chegou mais uma vez. Neymar enfiou para Gabriel Jesus, que ganhou no corpo do zagueiro e finalizou de esquerda, obrigando Bravo a fazer importante defesa.

Logo na primeiro minuto do segundo tempo, o Brasil conseguiu abrir o placar no Nilton Santos. Paquetá, que havia entrado no lugar de Firmino no intervalo, aproveitou bate e rebate dentro da área e finalizou de direita para marcar. Logo em seguida, a Seleção se complicou na partida. Gabriel Jesus acertou o pé no rosto de Mena e recebeu o cartão vermelho direto, deixando o time com um a menos.

O Chile chegou a balançar as redes com Vargas, mas havia impedimento na origem na jogada. Em jogada individual, Neymar levou dois marcadores e chutou para defesa de Bravo. No lance seguinte, Brereton cabeceou após cruzamento da esquerda e acertou o travessão, assustando Ederson.

O goleiro da Seleção voltou a trabalhar, espalmando finalização forte de Menezes. Ganhando tempo quando a bola parava, o Brasil conseguiu segurar o ímpeto chileno e garantiu a vaga na semifinal da Copa América.

Brasil 1 X 0 Chile

Brasil
4-3-3: Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi (Militão); Casemiro, Fred; Gabriel Jesus, Neymar, Richarlison (Everton Cebolinha) e Roberto Firmino (Paquetá).
Técnico: Tite

Chile
4-4-3: Bravo, Isla, Medel, Sierralta, Vegas (Palacios), Mena; Pulgar (Meneses), Vidal, Aránguiz; Eduardo Vargas e Alexis Sánchez (Brereton)
Técnico: Martín Lasarte

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2/7/2021
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
VAR: Andrés Cunha (URU)
Cartões amarelos: Sierralta, Palacios, Vidal (Chile); Ederson (Brasil)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus (Brasil)
Gol: Brasil: Paquetá (1 minuto do 2º tempo)