Três equipamentos esportivos estão entre os pontos da 1ª fase de vacinação para a Covid-19
Além das três praças esportivas, o Centro de Eventos e os Cucas do Jangurussu, Mondubim, José Walter e Barra do Ceará também foram selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde
20:00 | Jan. 18, 2021
Três praças esportivas de Fortaleza foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para servir de local para a primeira fase de vacinação contra a Covid-19. Estádio Presidente Vargas, Castelão e Ginásio Paulo Sarasate fazem parte dos oito pontos designados para essa primeira remessa.
O POVO já havia antecipado que o PV e outros equipamentos esportivos estavam cotados para serem pontos de vacinação, mas a confirmação só veio com a divulgação do Plano Municipal de Operacionalização da vacina contra a Covid-19. Além das três praças esportivas, o Centro de Eventos e os Cucas do Jangurussu, Mondubim, José Walter e Barra do Ceará também foram selecionados pela SMS.
Para o Presidente Vargas, ser utilizado na pandemia não será novidade. O estádio foi usado durante cinco meses como hospital de campanha e atendeu mais de 1.200 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A estrutura foi desmontada em setembro, mas o equipamento ainda não voltou a ser utilizado para a prática de esportes porque o concreto feito sobre o gramado permanece lá.
Das praças esportivas anunciadas como local da vacinação — os Cucas possuem estrutura esportiva, mas são equipamentos culturais —, atualmente apenas o Castelão está em uso para jogos oficiais. Nesta quinta-feira, às 19 horas, por exemplo, Fortaleza e Santos jogam no estádio pela 31ª rodada da Série A do Brasileiro. Nada que comprometa os trabalhos de imunização, dadas as grandes proporções do local e a falta de fluxo de torcida justamente pela pandemia do novo coronavírus. O espaço utilizado, no entanto, deverá ser o do estacionamento.
A vacinação já começou em Fortaleza. As primeiras pessoas imunizadas foram profissionais da saúde. Os trabalhos vão seguir nos próximos dias.