Fortaleza promove ação contra o racismo antes de enfrentar o Corinthians

Os jogadores negros do Tricolor entraram em campo com uma camisa da equipe sem as tradicionais listras horizontais azul e vermelha, substituídas por um alvo nas costas

22:24 | Dez. 02, 2020

Por: O Povo
Jogadores negros do Fortaleza entraram em campo com camisa com alvo nas costas (foto: Dudu Oliveira /FortalezaEC)

O Fortaleza fez uma ação contra o racismo na noite desta quarta-feira, 2, antes da partida diante do Corinthians, no Castelão. Os jogadores negros do Tricolor entraram em campo com uma camisa da equipe sem as tradicionais listras horizontais azul e vermelha, substituídas por um alvo nas costas.

O símbolo é uma forma de representar o sentimento carregado por atletas que são perseguidos por atos de racismo. A ação promovida pelo clube do Pici foi feita em parceria com a HavasPlus e tem como intuito mostrar a realidade vivida pelos jogadores, promovendo a luta contra a discriminação dentro e fora dos gramados.

Além disso, a campanha busca ampliar o debate, estimular o combate à violência racial e reivindicar a revisão da lei do esporte, que não pune injúria racial como crime de racismo quando vinda dos torcedores. O clube criou uma página virtual para colher assinaturas para abaixo-assinado (clique aqui).

"Clube de futebol tem uma função social importante porque tem um poder enorme de comunicação, de fazer a mensagem chegar no grande público, que tem a atenção em como o clube fala e se posiciona. A temática do racismo é algo que sempre teve sua relevância, mas, de forma mais recente, diante dos últimos acontecimentos no Brasil e em outros países, tem tomado uma proporção muito grande e é necessário que a gente se posicione. Não basta não ser racista, tem que ser antirracista, tem que combater qualquer tipo de discriminação de cor. O Fortaleza tem uma história de luta, de se posicionar e de abranger todas as cores. Tivemos ídolos, jogadores, treinadores, negros, brancos, sem qualquer distinção, sempre foram abraçados pelo clube. Então entendemos a importância de se posicionar com essa ação que foi projetada”, destaca Marcelo Paz, presidente do Fortaleza Esporte Clube.