CBF envia para Governo Federal estudo de retorno de público aos estádios
Proposta apresentada cita a liberação de 30% de público nos estádios brasileiros, mas sem a presença de torcida visitanteA Confederação Brasileira de Futebol enviou um estudo para o Governo Federal com a proposta de retorno do público aos estádios de futebol. A informação é do GloboEsporte.com. De acordo com o site, o novo ministro de saúde, Eduardo Pazuello, recebeu esta semana um documento que apresenta uma proposta de volta gradual dos torcedores às praças esportivas, prática que foi coibida desde o início da pandemia do novo coronavírus.
A proposta é que 30% da capacidade de público dos estádios sejam liberados. Essa porcentagem, contudo, não agregaria torcida visitante. Ou seja, somente a torcida mandante poderia comparecer ao jogo. O documento enviado não cita datas específicas para o retorno, mas a estimativa é que ocorra em meados de outubro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar da proposta vir a público, nem Ministério da Saúde nem CBF se manifestaram sobre o assunto.
Leia também: CBF denuncia Ceará e Fortaleza ao STJD por descumprimento de protocolo de Covid-19
Saiba qual o posicionamento dos clubes cearenses:
Para reportagem do O POVO, publicada há uma semana, os presidentes dos três maiores clubes cearense, Ceará, Ferroviário e Fortaleza, disseram entender que já está na hora de discutir a volta dos torcedores aos estádios.
Robinson de Castro, presidente do Ceará: "Acho que já é momento de retornar com quantidade menor de público, já está hora. Começar com carga de 25% (do Castelão), que corresponde a 15 mil pessoas, por exemplo. Temos condição de colocar quatro cadeiras entre uma pessoa e outra, o risco é muito pequeno em relação a outras atividades que voltaram, como shopping, parque aquático, restaurante. Tem que conseguir primeiro autorização para cá (com o Governo do Estado). Se conseguirmos, a gente consegue liderar esse movimento no restante do país. Aqui está bem controlada (a pandemia)", opinou na época.
Marcelo Paz, mandatário do Fortaleza: "Eu acho que poderíamos ser vanguardistas, com certeza, mais uma vez sair na frente, ter a coragem de tomar essa medida. Claro que embasada na questão de segurança. Pelo que tenho visto, acho que pode acontecer", disse Paz. Em entrevista ao programa "As Frias do Sérgio", na rádio O POVO CBN, há três semanas, o dirigente havia admitido que já ouviu algumas projeções de retorno nos bastidores, a nível nacional, mas que não há nada oficial.
O presidente do Ferroviário, Newton Filho, concordou, à época, que a discussão já pode ser aberta e revela que no grupo de presidentes dos clubes que disputam a Série C do Brasileiro, da qual o time coral faz parte, o tema já é debatido.
Confira reportagem completa
+ Portões abertos: futebol pode ter público nos estádios em outubro
+ Como o cenário do Estado pesa na defesa dos clubes pela retomada
+ Epidemiologista acredita em estádios com público a partir do fim de outubro
+ Futebol e pandemia: o cenário da retomada de público nas maiores ligas do mundo