Títulos e ascensão nacional: conheça o Brusque-SC, adversário do Ceará na Copa do Brasil
Atual campeão da Série D e finalista do Catarinense, o Quadricolor vai em busca de desbancar o favoritismo do VovôO sorteio da CBF coloca o Ceará diante do Brusque-SC na quarta fase da Copa do Brasil. A entidade ainda não divulgou as datas, mas informou sobre a ordem das partidas. A ida acontece em Brusque, enquanto a volta será em Fortaleza. O Vovô tem a pequena vantagem de realizar o jogo decisivo como mandante. A equipe de Guto Ferreira deve ficar atenta as qualidades do time catarinense, que acredita na possibilidade de derrubar o favoritismo do Alvinegro.
O Quadricolor, como a equipe é chamada pelos torcedores, está na Série C do Campeonato Brasileiro, e passa por um dos melhores momentos de sua curta história de 32 anos, já que o clube foi fundado em 12 de outubro de 1987. Campeão da Série D em 2019, os catarinenses começaram a Terceirona em alta, vencendo três e perdendo uma partida. A equipe comandada por Jerson Testoni ocupa a segunda posição do Grupo B, com nove pontos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Marreco - mascote do Brusque - pode conquistar mais um troféu nas próximas semanas, pois encara a Chapecoense na final do Campeonato Catarinense nos dias 9 e 13 de setembro. O primeiro jogo acontece com mando da Chape, na Arena Condá. Já a volta é na casa do Quadricolor, no Augusto Bauer. Em caso de conquista, a equipe pode conquistar o quarto título em pouco mais de um ano. Entre o ano passado e este ano, são três conquistas (Copa Santa Catarina de 2019, Série D de 2019 e Recopa Catarinense de 2020).
O sucesso recente não veio por acaso. Uma parcela do crescimento está atrelado ao patrocínio da Havan, que é o principal parceiro do clube. A empresa é uma potência do setor varejista no País, e tem como proprietário o empresário Luciano Hang, conhecido pelo apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Apesar do investimento da Havan no clube, a empresa não exerce nenhum controle no comando do Marreco, como destaca o jornalista da TV Brusque, Rodrigo Santos, que conversou com o Esportes O POVO. "A Havan é a maior patrocinadora do clube. A sede da rede é aqui (em Brusque), já é parceiro há algum tempo. A empresa não tem ingerência nenhuma no clube, mas é o maior patrocinador, alem de ter pago a troca do gramado do Augusto Bauer no começo do ano".
Rodrigo Santos analisa o Brusque como um time de mentalidade ofensiva, mas que busca encontrar uma alternativa para a saída do atacante Edu. O jogador era o principal destaque do time na temporada, com 17 jogos e 12 gols marcados. "É um time de característica ofensiva, com 3 atacantes e um jogador na meia (Thiago Alagoano), Ainda está tentando se encontrar no ataque, pois perdeu o artilheiro do time, o Edu, que rompeu o ligamento na primeira rodada da Série C", avalia.
Sem o goleador em campo, o meia-atacante Thiago Alagoano assume o protagonismo. Com 10 gols em 21 jogos na temporada, é a principal esperança do Marreco para incomodar o sistema defensivo do Alvinegro. O jogador passou pelo futebol cearense, onde vestiu a camisa do Horizonte, em 2012.
Na Copa do Brasil, o Brusque eliminou o Sport, por 2 a 1, na primeira fase da competição, em jogo que culminou na demissão de Guto Ferreira, então técnico do Rubro-Negro. Na segunda e terceira fase, eliminou Remo e Brasil de Pelotas, respectivamente.
Após o sorteio, Rodrigo Santos revela que a torcida e diretoria estão confiantes para encarar o Alvinegro. "A expectativa é que é possível passar pras oitavas, até por causa da campanha de um ano pra cá. Pensamento é que se o time fez um bom jogo contra o Sport, que é de Série A, pode fazer contra o Ceará também.
Números em 2020 - 16 jogos
13 vitórias
3 empates
3 derrotas
Escalação
(4-3-3): Zé Carlos; João Carlos, Cleyton, Éverton Alemão, Ronaell; Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Thiago Alagoano; Johny, Marco Antônio, Alex Sandro. Técnico: Jerson Testoni
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente