Camilo Santana nega retorno do futebol no Estado em 6 de julho
Por meio de sua conta no Twitter, governador declarou que "isso não está, sequer, sendo considerado pelo Estado"O governador Camilo Santana (PT) negou neste sábado, 27, relatos de que os jogos de futebol estariam permitidos a partir de 6 de julho. Por meio de sua conta no Twitter, Camilo disse que o retorno "sequer é considerado" pelo Estado. "Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade", continuou o governador.
Sobre a informação do retorno de jogos de futebol para 6 de julho, isso não está, sequer, sendo considerado pelo Estado. NÃO PROCEDE. O mesmo vale para datas divulgadas de retorno de aulas presenciais. Não há nenhuma data definida. Tudo será feito com critério e responsabilidade.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 27, 2020É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Campeonato Cearense está programado para voltar após o dia 20 de julho, mas a FCF havia pedido para antecipar a data para 6 de julho. Está previsto para o dia 6 de julho o início da terceira fase da retomada da economia, o que pode ser adiado. Não é descartado o retorno do futebol já durante essa terceira fase.
O pedido da Federação aconteceu para que o Estado pudesse sair na frente na disputa para ser a sede única que vai receber o restante da Copa do Nordeste. Hoje, Ceará disputa com Bahia e Pernambuco o posto para receber a última rodada da fase de grupos e o mata-mata do Nordestão.
Ceará e Fortaleza estavam alinhados com a FCF e viam com bons olhos a possibilidade. A ideia dos clubes e também da entidade era que chegasse no Brasileiro, previsto para iniciar dias 8 e 9 de agosto, com um dos torneios encerrados e o outro encaminhado.
+ Campeonato Cearense, por jogo, deve ter no máximo 200 pessoas no estádio
O POVO sempre colocou a antecipação como uma condição baseada num pedido da Federação Cearense de Futebol, mas sempre trabalhou com a data oficial para retorno no dia 20 de julho, a oficial.
Ceará e Fortaleza já treinam presencialmente desde o dia 1º e 2 de junho, respectivamente. As equipes já estão, portanto, por completar um mês de trabalhos presenciais, enquanto outros times do Estado voltam às suas atividades apenas agora.
O Atlético-CE realizou exames nesta semana para que pudesse retornar aos treinamentos no seu Centro de Treinamento nesta sexta-feira, 26. Já o Ferroviário passou pela mesma bateria de exames, mas retomou os trabalhos presenciais apenas neste sábado, 27. Eles dois se juntam a Ceará e Fortaleza como os únicos no Estado a voltar a treinar nos CTs.
O Ferroviário, inclusive, montou seu cronograma pensando exatamente na volta do futebol para o dia 20 de julho. A equipe coral, por meio do seu presidente, Newton Filho, entende como inviável a retomada dos jogos oficiais no dia 6 de julho, já negada pelo governador.