Tribunal da Espanha absolve Daniel Alves em caso de estupro
Corte espanhola anulou a condenação de quatro anos e seis meses do ex-jogador
O Tribunal Superior de Justiça da Catalunha (TSJC) absolveu nesta sexta-feira, 28, o ex-jogador Daniel Alves em caso envolvendo crime de agressão sexual. A corte espanhola considerou insuficiente o testemunho da denunciante e anulou a condenação.
“O Pleno não compartilha da convicção do Tribunal de Primeira Instância expressa em sua decisão, cuja exposição contém uma série de lacunas, imprecisões, inconsistências e contradições quanto aos fatos”, destaca a corte em nota publicada no site do tribunal.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Assim, o tribunal negou provimento aos recursos do Ministério Público — que requereu a anulação parcial da pena e, subsidiariamente, o aumento da pena para 9 anos — e da acusação particular — que requereu o aumento da pena para 12 anos — e absolveu os acusados, revogando as medidas cautelares impostas”, completa.
Anteriormente, condenado a quatro anos e seis meses pelo crime de estupro de uma jovem em uma discoteca de Barcelona, na Espanha, em 2022, Daniel Alves chegou a cumprir um ano de detenção.
Após o pagamento da fiança de um milhão de euros em janeiro de 2024, o ex-jogador deixou a prisão e permaneceu em liberdade provisória até a decisão do caso.
Relembre o caso Daniel Alves
Os fatos ocorreram no banheiro de uma casa noturna de Barcelona em 31 de dezembro de 2022, quando Alves passava alguns dias na cidade depois de retornar da Copa do Mundo do Catar, que disputou com o Brasil, e antes de regressar ao México para se reapresentar ao Pumas.
Daniel Alves entrou em prisão preventiva em janeiro de 2023 e foi condenado em 22 de fevereiro de 2024. Em 25 de março de 2024, ele recebeu o direito de liberdade condicional, depois de passar 14 meses detido.
O tribunal de apelação rejeitou os recursos do Ministério Público, que pedia o aumento da pena para nove anos, e da acusação particular, que solicitava uma sentença de 12 anos.
Com Gazeta Esportiva