Messi não comparece à entrega da Medalha Presidencial da Liberdade, maior honra civil dos EUA

A assessoria do astro argentino justificou a ausência por "conflitos de agenda e compromissos previamente agendados". No futebol, apenas Messi e Megan Rapinoe foram indicados para a honraria

O argentino e lendário jogador de futebol Lionel Messi foi um dos 19 indicados por Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos, a receber a Medalha Presidencial da Liberdade, que é o maior símbolo de honra que um civil pode receber no país, mas não compareceu à cerimônia realizada neste sábado, 4, na Casa Branca, sede do governo americano.

Além de Messi, o grupo de indicados também contou com personalidades como o cantor irlandês Bono Vox, líder da banda U2, e os atores Michael J. Fox e Denzel Washington. De acordo com o jornal “USA Today”, a assessoria do argentino justificou a ausência do astro por “conflitos de agenda e compromissos previamente agendados”.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"A Casa Branca informou à Fifa, que informou o clube (Inter Miami) no fim de dezembro, que Leo iria receber esse reconhecimento. Leo, através do seu clube, enviou uma carta à Casa Branca dizendo-se profundamente honrado em receber este reconhecimento, mas que, devido a conflitos de agenda e compromissos previamente agendados, ele não poderia comparecer. Ele agradeceu e disse que espera ter a oportunidade de estar presente em um futuro próximo", publicou o “The Mirror” sobre a nota divulgada pela assessoria de Messi.

Os outros 18 indicados receberam a honraria das mãos de Joe Biden, que deixará o cargo de presidente dos Estados Unidos no dia 20. Além dos já citados, também receberam a Medalha Presidencial da Liberdade o estilista e empresário Ralph Lauren e o ex-jogador de basquete Magic Johnson.

Entre atletas de futebol, Messi foi apenas o segundo da história a ser indicado. A primeira foi a americana Megan Rapinoe, campeã mundial com a seleção feminina dos Estados Unidos. Ela recebeu o prêmio em 2022. Outros esportistas, como Muhammad Ali, Michael Jordan e Tiger Woods, também já foram agraciados.

Campeão da Copa do Mundo com a seleção da Argentina e eleito oito vezes o melhor do mundo, Messi deixou o futebol europeu em julho de 2023 para jogar pelo Inter Miami, que disputa a MLS, principal liga dos Estados Unidos. Nesta temporada, participou de 25 jogos, marcou 23 gols e deu 13 assistências.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar