Marta é campeã pela 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride

Aos 38 anos, Marta soma este título a um currículo que conta com uma Liga dos Campeões da Europa com o Umea da Suécia (2004) e uma Copa Libertadores pelo Santos (2009)

04:04 | Nov. 24, 2024

Por: AFP
Marta, a nº 10 do Orlando Pride, comemora após derrotar o Washington Spirit por 1 a 0 no NWSL 2024 Championship Game no CPKC Stadium (foto: Jamie Squire/Getty Images/AFP)

A craque Marta conquistou nesse sábado, 23, seu primeiro título da liga americana de futebol feminino (NWSL) pelo Orlando Pride, com a vitória por 1 a 0 sobre o Washington Spirit na final.

De Alagoas para o mundo: CONHEÇA a história e o legado da rainha Marta para o futebol

O único gol da partida no CPKC Stadium, em Kansas City (Missouri), foi marcado pela zambiana Barbra Banda em grande jogada individual aos 37 minutos do primeiro tempo.

O Orlando Pride, melhor time da temporada regular, comemorou seu primeiro título nacional comandado por Marta, estrela da equipe desde 2017.

O Washington Spirit, por sua vez, ficou perto do seu segundo troféu, depois da conquista de 2021. Segundo na temporada regular, o time não conseguiu impor seu temível ataque liderado pela jovem Trinity Rodman, filha do ex-astro da NBA Denis Rodman.

COLUNA DO ANDRÉ BLOC | Marta vai se aposentar como a maior atleta LGBTQIA+ da história

Marta, que havia marcado um gol na semifinal contra o Kansas City Current, foi abraçada pelas companheiras após o apito final e aplaudida pela mãe, Tereza, que acompanhou pela primeira vez um jogo da filha nos Estados Unidos.

"Significa muito, não esperava que ela estivesse aqui neste momento", celebrou a camisa 10 em declarações à CBS. "Cheguei a perguntar a mim mesma por que continuava jogando aqui depois de tantos anos. Mas isso aqui é algo muito especial que eu nunca tinha vivido a nível de clubes".

COLUNA DA IARA COSTA | Marta e a possibilidade do futuro promissor

Aos 38 anos, Marta soma este título a um currículo que conta com uma Liga dos Campeões da Europa com o Umea da Suécia (2004) e uma Copa Libertadores pelo Santos (2009).