Com gol de Vini Jr, Real Madrid bate o Borussia e é campeão da Champions League

Com gols de Carvajal e Vinícius Jr, os Meregues bateram o Borussia Dortmund na tarde deste sábado

18:07 | Jun. 01, 2024

Real Madrid's players lift the trophy to celebrate their victory at the end of the UEFA Champions League final football match between Borussia Dortmund and Real Madrid, at Wembley stadium, in London, on June 1, 2024. (Photo by INA FASSBENDER / AFP) (foto: INA FASSBENDER / AFP)

Maior vencedor da história da Liga dos Campeões, o Real Madrid ergueu a orelhuda pela 15° vez. Com gols de Carvajal e Vinícius Jr, os Meregues bateram o Borussia Dortmund na tarde deste sábado, 1°, em Wembley. 

Durante a partida, a equipe alemã, que buscava seu segundo título continental, até criou mais chances durante o primeiro tempo, mas não conseguiu balançar a rede dos espanhois. Na segunda etapa, o Real Madrid coroou a bela campanha e marcou duas vezes para se sagrar campeão pela 15° vez.

Em campo, Carvajal, de cabeça, abriu o placar, enquanto Vini Jr. estufou a rede em mais uma final da competição e confirmou mais um troféu para a equipe merengue.

Na temporada, Vini Jr. e companhia conquistaram também os títulos da Supercopa da Espanha e do Campeonato Espanhol. Sob a batuta de Carlo Ancelotti, o time teve 55 jogos, com 41 vitórias, 12 empates e apenas duas derrotas. Além disso, venceu a Champions após eliminar RB Leipzig, Manchester City, Bayern de Munique e coroar a campanha sobre o adversário aurinegro.

Nos primeiros dez minutos, o Dortmund apostou na jogada aérea e em uma marcação mais intensa, pressionando o adversário. E foi justamente a equipe alemã que levou perigo aos 13, quando Schlotterbeck encontrou Füllkrug na área. O centroavante ajeitou para Brandt, que finalizou perto da trave esquerda de Courtois.

A defesa merengue teve um verdadeiro apagão. Dessa forma, Hummels deu um eficiente passe para Adeyemi, que ficou na cara do gol. O atacante driblou Courtois, entretanto adiantou demais e ficou sem ângulo para estufar a rede. Minutos depois, Füllkrug apareceu livre e em condições de finalizar, porém acertou a trave do arqueiro merengue. No rebote, o camisa 14 tentou uma cavadinha, mas sem direção.

Do lado da equipe espanhola, Vini Jr. tentou entrar em profundidade e fez o cruzamento rasteiro, mas parou na defesa do Dortmund. Logo em seguida, Adeyemi bateu cruzado, mas parou no arqueiro belga, que defendeu em dois tempos. Aos 40, Sabitzer arriscou o chute de fora da área, obrigando o Courtois a fazer boa defesa.

Antes de mais uma brilhante defesa do goleiro belga, Vini Jr. se envolveu em um lance polêmico. Após o goleiro Kobel receber um passe, o atacante brasileiro tentou alcançar a bola, mas acertou o corpo do adversário. O árbitro Slavko Vini assinalou falta na jogada e deu amarelo para o camisa 7.

Na volta do intervalo, foi o Real Madrid que por pouco não abriu o placar. Toni Kross acertou o ângulo esquerdo após cobrança de falta, mas parou em ótima defesa do goleiro do Borussia, que espalmou para escanteio. Na sequência, o meio-campista foi para a cobrança e colocou a bola na cabeça de Carvajal, que mandou por cima.

Em mais uma boa chegada do Dortmund, Adeyemi cruzou na área para Füllkrug. O camisa 14 cabeceou para mais uma grande defesa de Courtois. Do outro lado, o Real não conseguia quebrar as linhas do adversário e apostava na velocidade pela ponta. Vini Jr. e Rodrygo buscaram jogadas em profundidade, mas não acertaram os cruzamentos devido à defesa bem postada.

Pelo lado esquerdo, Vini Jr. deu uma linda caneta em Ryerson e partiu para cima de Emre Can, que cortou para a linha de fundo. Toni Kross cobra escanteio na cabeça de Carvajal que abre o placar para o Real em Wembley. Outra vez o camisa 7 arma pela esquerda e encontra Rodrygo. Assim, o brasileiro rolou para Bellingham, que mandou para fora.

Após abrir o placar, o Real Madrid enfileirou chances, mas parou em Kobel. Nesse sentido, Toni Kross cobrou falta, porém o arqueiro espalmou para fora. Em seguida, Camavinga arriscou de fora da área, mas o arqueiro aurinegro salvou novamente.

No melhor estilo ‘tanto bate até que fura’, o time merengue carimbou o título. E saiu dos pés de seu melhor jogador na temporada: Vini Jr. Bellingham tocou para o brasileiro, que invadiu a área e acertou o canto de Kobel. Essa foi a segunda decisão de Champions League que o jogador estufou a rede, entrando para a história.

O Borussia Dortmund revidou, quando Haller levantou na área. Assim, Füllkrug cabeceou e estufou a rede, mas o árbitro assinalou impedimento.

Com Jogada 10

Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid

Final da Champions League
Data e horário: sábado, 01/06/2024, às 16h (de Brasília)
Local: Wembley, em Londres (ING)
Gols: Carvajal (28’/2ºT) (0-2); Vini Jr. (37’/2ºT) (0-2)
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck e Maatsen; Emre Can (Malen 34’/2ºT), Sabitzer e Julian Brandt (Haller 34’/2ºT); Jadon Sancho, Adeyemi (Reus 26’/2ºT) e Füllkrug. Técnico: Edin Terzi.
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Rudiger, Nacho Fernández e Mendy; Camavinga, Valverde e Toni Kroos (Modric 39’/2ºT); Jude Bellingham (Joselu 37’/2ºT), Rodrygo (Edér Militão 44’/2ºT)e Vinícius Júnior (Lucas Vázquez 45’/2ºT). Técnico: Carlo Ancelotti.
Árbitro: Slavko Vini
Assistentes: Toma Klannik e Andra Kovai
Cartões Amarelos: Schlotterbeck, Hummels, Sabitzer (DOR) / Vini Jr (RMA)