Equipe del Pueblo? Conheça o F.C. Ezeiza, clube argentino que se inspirou no Ceará S.C.

Fundada em 2021, a equipe disputa a 5ª divisão do campeonato argentino. O POVO conversou com Santiago Galván, presidente e fundador do clube; confira

No futebol, é bastante comum vermos uniformes e escudos de equipes na cor azul. Sejam os brasileiros Grêmio, Cruzeiro e Paysandu, ou os estrangeiros Boca Juniors e Chelsea, por exemplo. No futebol cearense, os escudos e uniformes de Maracanã e Iguatu ostentam a cor, além do Fortaleza que apresenta a tonalidade ao lado do vermelho e do branco.

Mas seria tão difícil imaginar um Ceará Sporting Club azul? E se substituíssemos as tradicionais cores branca e preta do Alvinegro de Porangabussu por azul e branco? Não se assuste, mas é assim que se apresenta o Futbol Club Ezeiza, da Argentina.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O tem vem chamando atenção de torcedores do Vovô nas redes sociais. Confira;

Torcedores do Ceará comentam sobre o F.C. Ezeiza nas redes sociais

 

Conheça a história do F.C. Ezeiza e influência do Alvinegro do Porangabussu

Fundado em agosto de 2021, o clube tem sede na cidade de mesmo nome, localizada região metropolitana de Buenos Aires. Em entrevista ao O POVO, Santiago Galván, ex-futebolista, fundador e presidente do clube, conta que teve a ideia de fundar o Ezeiza após uma partida amistosa com amigos.

Lá mesmo, ele propôs aos demais participantes que formassem uma equipe e, a partir de então, buscar entrar em uma liga profissional. No decorrer do processo de consolidação do clube, Galván relata que após pesquisas para decidir qual a identidade do recém-nascido Futbol Club Ezeiza, ele se deparou com o escudo do Ceará Sporting Club.

"Procuramos outros times e escudos e adoramos o do Ceará e estamos muito felizes por compartilhar o mesmo escudo", conta Galván em entrevista ao O POVO. A adoção da cor azul se deu pelo fato dos fundadores do clube apreciarem a tonalidade e por o azul não ser tão comum em escudos de equipes argentinas.

A partir daquele momento, a personalidade do Ezeiza estava formada e o Ceará ganhava um "irmão" estrangeiro. Para se firmar no competitivo futebol argentino, o Ezeiza contou a ajuda do influenciador digital Santiago Maratea.

A relação do F.C. Ezeiza com o influenciador Santiago Maratea

Meses após sua fundação, a equipe argentina ainda não possuía bens. Os jogadores treinavam ao ar livre, sem vestiários e equipamentos. Uma outra implicação era o fato de que o Ezeiza, por não possuir campo próprio, sempre jogava como visitante.

A situação do jovem time chamou atenção do influenciador argentino Santiago Maratea. "Santi" como é conhecido, tem mais de 580 mil seguidores no TikTok e 3,5 milhões no Instagram.

 

Graças à uma arrecadação online puxada por Maratea, o Ezeiza arrecadou cerca de 3,4 milhões de pesos argentinos (pouco menos de R$ 20 mil) e conseguiu a tão sonhada estabilidade.

O time também contou com o auxílio do prefeito da cidade de Ezeiza, Gastón Granados, que cedeu ao clube uma propriedade onde a equipe alviceleste pudesse realizar seus treinos. Hoje em dia, o clube manda seus jogos no estádio do Tristán Suárez, de forma emprestada.

F.C. Ezeiza no Campeonato Argentino hoje e projeções para o futuro

Apesar do pouco tempo de vida, o Ezeiza hoje disputa a 5ª divisão do Campeonato Argentino, também conhecida como "Torneio Promocional Amador", com outras 13 equipes. A temporada do clube se encerrará no dia 12 de outubro, em partida contra o Juventud de Bernal, na província de Buenos Aires.

No dia 8 de março, a equipe teve sua primeira partida televisionada. O jogo contra contra o Belgrano de Zárate terminou com vitória do Ezeiza com um placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Roman Pintos (2) e Jere Ferrari.

A meta para 2024 é seguir alcançando resultados vitoriosos e chegar até a 4ª divisão do Campeonato Argentino, também chamada de "Primeira Divisão C". Sobre o assunto, Santiago Galván completa: "Acredito que estamos dando passos largos e tenho certeza de que vamos fazer história. Planejamos continuar crescendo dia após dia neste 2024 e no futuro".

F.C. Ezeiza, a "equipe del pueblo"?

Além do design do escudo, Ezeiza e Ceará compartilham outros valores. Ainda em entrevista ao O POVO, o presidente, Santiago Galván, revela que, assim como o Vozão, o Ezeiza também quer se sentir o "time do povo".

"Desejamos que as pessoas se sintam identificadas com o Ezeiza e se sintam parte do time", reitera Galván. E claro, por que não sonhar com um possível amistoso contra o Ceará? O presidente do clube argentino afirma que adoraria vivenciar este momento e que está aberto a convites.

Torcedores do Ceará enchem as redes sociais da equipe argentina desejando forças ao Ezeiza. Comentários como "Saudações Alvinegras" são bastante comuns. Mas o que os amantes do Vovô do Porangubussu mais desejam é saber como conseguir uma camisa do "irmão argentino do Ceará".

Sobre o assunto, Galván responde que logo quando o fornecedor dos uniformes autorizar, camisas do Ezeiza estarão disponíveis para compra

O multiverso do futebol cearense: Ceará e Fortaleza já serviram de inspiração para outros clubes

Sociedade Desportiva Sparta

Apesar de ter o escudo inspirado no Alvinegro de Porangabussu, o Sparta é alcunhado de Tricolor do Norte. Fundado em 2006, na cidade de Araguaína, o clube tocantinense foi campeão da Segunda Divisão do campeonato estadual dez anos depois.

Nos anos seguintes disputou a elite do campeonato estadual, alcançando a segunda colocação em 2017. Em 2020, o clube foi rebaixado para a Série B do Campeonato Tocantinense.

Em 2024, o time ganhou notoriedade por disputar a 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a "Copinha". O Sparta foi eliminado ainda na fase grupos, amargando 3 derrotas para a Portuguesa-RJ, Catanduva-SP e Athletico-PR.

LEIA MAIS | Time de Tocantins que disputa a Copinha tem escudo em homenagem ao Ceará; entenda


Eröd FC

Fundado pelo jornalista esportivo húngaro Áron Aranyossy, o Eröd FC bebe da mesma fonte que o Leão do Pici. O escudo, as cores e até o nome remetem ao time cearense. "Eröd" em húngaro significa "fortaleza".

A equipe faz questão de ostentar em seus perfis no Instagram e no Twitter o apelido "irmãozinho do Fortaleza EC". Em algumas publicações, também, o clube europeu inclui legendas no idioma local e em português.

A equipe, organizada em 2021, conquistou o vice-campeonato da sétima divisão do Campeonato Húngaro da temporada 2021/2022. Porém, não foi promovido de divisão, pois o acesso é reservado apenas para o campeão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ezeiza clube argentino com escudo de ceará time argentino se inspira no ceará futebol esporte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar