Diniz x Guardiola: Fluminense enfrenta Manchester City por título mundial inédito

Partida entre campeões da América do Sul e da Europa será nesta sexta-feira, 22, às 15 horas (de Brasília), e coloca frente a frente os dois treinadores com estilos peculiares

19:18 | Dez. 21, 2023

Por: Esaú Souza
Técnico Fernando Diniz no jogo Fluminense x River Plate, no Maracanã, pela Copa Libertadores 2023 (foto: MAURO PIMENTEL / AFP)

O Fluminense duela contra o Manchester City-ING nesta sexta-feira, 22, pela final do Mundial de Clubes de 2023. A partida será realizada no Estádio King Abbdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita, a partir das 15 horas (de Brasília).

Campeões da América do Sul e da Europa, os dois clubes buscam o primeiro título mundial de suas histórias. Em caso de empate, a partida irá para a prorrogação. Persistindo a igualdade, o campeão será decidido nos pênaltis.

Nas semifinais, o Fluminense superou o Al Ahly-EGI por 2 a 0, enquanto o City derrotou o Urawa Reds-JAP por 3 a 0. Esta será a terceira final de Mundial entre sul-americanos e europeus nos últimos cinco anos. Em 2019, o Flamengo perdeu para o Liverpool-ING por 1 a 0, na prorrogação; em 2022, o Palmeiras foi superado pelo Chelsea-ING por 2 a 1, novamente no tempo extra.

O time de Fernando Diniz venceu seu jogo na semi com gols de Jhon Arias e John Kennedy. O primeiro tempo foi disputado e, apesar de terem cedido espaço nos contra-ataques, os cariocas acertaram a trave em duas oportunidades.

 

Na segunda etapa, a equipe brasileira conseguiu se impor e construiu o placar rumo à decisão. Arias marcou cobrando pênalti sofrido por Marcelo e John Kennedy decretou o resultado nos minutos finais.

Diniz não terá desfalques para o embate decisivo, já que ninguém foi expulso ou se contundiu contra os egípcios. Logo, o Tricolor das Laranjeiras deve repetir a escalação que foi a campo no duelo anterior.

Na última quarta-feira, 20, o jornal inglês The Telegraph publicou um texto afirmando que o time do Fluminense seria mais adequado para o Soccer Aid, torneio beneficente com ex-atletas, já que conta com "sete veteranos". Em entrevista, Diniz criticou a declaração do veículo.

“Não é o resultado do jogo que define o que está errado ou não. Se o City ganha da gente, o cara tem razão? Não, porque é uma falta de respeito. Isso é uma coisa que temos que aprender. Como muita gente no Brasil torceu para que esse time fosse de aposentado. Amanhã (sexta-feira) pode ganhar, perder ou empatar. Mas esse cara nunca está certo”, afirmou.

O City de Pep Guardiola, por sua vez, derrotou o Urawa Reds na semi. Os ingleses controlaram o embate desde o início, mas só abriram o placar no fim do primeiro tempo, em gol contra de Hoibraten. Na etapa final, Kovacic e Bernardo Silva fecharam a conta.

 

Guardiola, tricampeão do torneio, terá três desfalques importantes: o meia Kevin de Bruyne e os atacantes Jeremy Doku e Erling Haaland. Os jogadores viajaram, mas foram cortados por problemas físicos.

É possível que o treinador espanhol faça alterações no time titular para a decisão, como as entradas do zagueiro Ruben Dias e do atacante Julian Álvarez. Contra o Urawa Reds, o City jogou sem um camisa 9 de ofício, função que o argentino pode realizar. 

Manchester City x Fluminense

Manchester City
3-2-3-2: Ederson; Walker, Dias e Aké; Stones e Rodri; Foden, Bernardo Silva e Matheus Nunes; Grealish e Álvarez. Téc: Pep Guardiola

Fluminense
4-3-3: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Téc: Fernando Diniz

Local: Estádio King Abbdullah, em Jeddah, na Arábia Saudita
Data: 22/12/2023
Horário: 15 horas (de Brasília)
Árbitro: Szymon Manciniak-POL
Assistentes: Tomasz Listkiewicz-POL e Adam Kupsik-POL
VAR: Tomasz Kwiatkowski-POL
Transmissão: TV Globo, Globoplay, CazéTV e Fifa+