Neymar no Al-Hilal: conheça o novo time do brasileiro

O jogador sairá do Paris Saint-Germain (PSG) rumo à Arábia Saudita após aceitar acordo milionário para o Al-Hilal; conheça o novo clube de Neymar

O acordo entre o clube saudita Al-Hilal e o Paris Saint-Germain (PSG) para a transferência de Neymar foi confirmado pelo jornalista Fabrizio Romano nesta segunda-feira, 14. A equipe da Arábia Saudita ofertou cerca de 100 milhões de euros (540 milhões de reais) ao clube europeu em troca do jogador.

Neymar: CONFIRA onde assistir aos jogos do Al Hilal na Liga Saudita

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Al-Hilal, atualmente comandado pelo técnico português Jorge Jesus, é considerado o clube de maior torcida de seu país. Além de Neymar, a formação inclui mais dois brasileiros, Malcom e Michael.

A assinatura de um contrato de dois anos permitirá o acesso a um valor total de 320 milhões de euros (1,7 bilhão de reais) ao ex-PSG, segundo informações do Ge. É o quarto clube na carreira de Neymar — Santos, Barcelona e PSG entram na lista.

Neymar será o 30° brasileiro na disputa do Campeonato Árabe 2023–2024; VEJA atletas

Neymar no Al-Hilal: entenda história do clube saudita

O clube de futebol masculino, sediado em Riade, capital da Arábia Saudita, possui algumas alcunhas entre os seus torcedores — Al-Zaeem (O Patrão) e The Blue Waves (Ondas Azuis).

Criado em 1957, o Al-Hilal teve o seu nome concedido pelo rei Saud bin Abdulaziz Al Saud por decreto real. De acordo com o portal oficial do time, a equipe se tornou o primeiro clube saudita a receber um nome da realeza.

Entre as competições nacionais, o clube alcançou 18 títulos no Campeonato Saudita — com a última temporada em 2022 — e 13 pela Copa da Coroa do Príncipe. No âmbito internacional, o Al-Hilal alcançou quatro títulos na Liga dos Campeões da AFC.

Neymar no Al-Hilal: quantos brasileiros já passaram pelo clube?

A contratação de Neymar mantém a história de jogadores do Brasil ao lado da equipe saudita, que já apresentou 11 atletas de origem brasileira em campo. O primeiro, também considerado um dos melhores da seleção, foi Rivellino.

Um dos responsáveis pela presença de Rivellino na Arábia Saudita foi o técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, treinador da seleção brasileira na Copa de 1970. Em sua passagem pelo Al-Hilal, Zagallo alcançou o título do Campeonato Saudita em 1978-79.

Outros brasileiros com histórico no clube incluem o sucessor de Zagallo, Rubens Minelli, o carioca Dé Aranha, Sérgio Soares, Candinho, Serginho, Marcos Paquetá, Camacho, Thiago Neves e Carlos Eduardo.

Justiça mantém interdição de lago artificial na mansão de Neymar; ENTENDA

Neymar no Al-Hilal: rivalidade entre clubes

Os principais rivais do clube saudita Al-Hilal também partilham a mesma nacionalidade — são o Al-Ittihad e o Al-Nassr. O último foi responsável por contratar o português Cristiano Ronaldo para a equipe.

As partidas entre o Al-Hilal e o Al-Ittihad recebem o nome de “El Classico”, com as equipes consideradas representantes de suas cidades, Riade e Jeddah, respectivamente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

al hilal neymar neymar al hilal arabia saudita psg futebo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar