Beach tennis: o que é e como funciona

Considerado um esporte fácil de aprender e muito divertido, o tênis de praia é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde

10:51 | Set. 20, 2022

O beach tennis propicia alto gasto calórico e fortalecimento muscular, além de estimular o foco e a concentração (foto: Fábio Lima / O POVO)

Uns dizem que ele foi criado no final da década de 70, outros, na de 80 ou 90, mas a unanimidade é que o beach tennis tem como berço a Itália - mais precisamente as areias de Ravenna.

Segundo a Confederação Brasileira de Tênis, a modalidade chegou ao Brasil em 2008, no Rio de Janeiro, e as cidades onde há um maior número de praticantes são Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Cachoeira de Itapemirim, Novo Hamburgo, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo.

O beach tennis ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia de Covid-19, já que é uma atividade praticada sem contato físico direto entre os jogadores, além de unir intensidade e diversão.

Quer saber mais sobre a modalidade que tem conquistado pessoas de todas as idades no Brasil e no mundo? Pois siga na leitura porque vamos explicar tudo neste texto!

O que é beach tennis

O tênis de praia (beach tennis) é um esporte relativamente novo. É uma mistura de vôlei de praia (porque pode ser jogado na areia e em dupla), badminton (por causa da altura da rede, que tem 1,70m) e é, claro, do tênis, já que os jogos são divididos em sets.

O beach tennis é geralmente jogado na quadra de areia e os jogadores usam raquete e bolinhas próprias para o esporte. As bolas diferem das usadas no tênis de quadra porque possuem 50% menos pressão dentro delas, ou seja, ela é mais murcha para facilitar a movimentação.

As raquetes de beach tennis não têm cordas como as do tênis de quadra e são feitas de madeira, grafite, carbono, kevlar ou fibra de vidro.

Por que o beach tennis está se tornando tão popular

O beach tennis está se tornando um esporte popular por diversos motivos, dentre eles o fato de que ele é muito fácil de aprender e jogar, mesmo para quem nunca teve contato com o tênis de quadra, além de ser mais divertido (algumas quadras criadas especialmente para a modalidade dispõe até de DJ para embalar os jogadores).

Além disso, o beach tennis é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde física e mental, já que ele melhora a coordenação e até o aprendizado. Por esse motivo, ele está sendo muito praticado por crianças e idosos.

Durante a pandemia, o esporte foi muito praticado por poder ser jogado individualmente, ao ar livre, e sem contato físico entre os jogadores. De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT), Jorge Bierrenbach Senra Junior, o número de atletas cadastrados na entidade aumentou em 50% em apenas 3 meses de 2021.


Como funciona o beach tennis

Assim como no tênis de quadra, o objetivo do beach tennis é derrubar a bola na quadra do adversário com apenas um toque da raquete. O ponto também pode ser obtido pelo erro do adversário ao jogar a bola na rede, errar o saque ou colocar a bola para fora da quadra.

A contagem de pontos se assemelha à do tênis e a partida tem três sets formados por seis games, cuja pontuação é de 15-30-40.

No beach tennis, as trocas de bola são rápidas e a curtas distâncias, o que exige dos jogadores reações e tomadas de decisão rápidas, o que tem sido apontado como um estímulo não só para o corpo mas também para os reflexos mentais, que ficariam assim mais rápidos e refinados.

Quem pode praticar o beach tennis?

Além de ser descontraído e divertido, o beach tennis é uma atividade física bastante intensa. Por ser praticado na areia, aumenta o gasto calórico e o fortalecimento dos músculos das pernas, além de melhorar o sistema cardiovascular e respiratório.

Ainda que demande esforço maior dos atletas, a areia também acaba absorvendo qualquer impacto nas quedas, diminuindo riscos de lesões. É um esporte que pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer idade e em qualquer localização, mesmo que a cidade não tenha litoral — além das quadras de beach tennis, o público tem usado quadras de grama e, em alguns casos, até de neve!

Santiago Bernal, de 30 anos, jogava tênis desde criança e ao receber um convite para conhecer a modalidade similar, se apaixonou pelo esporte e hoje pratica de forma profissional.

“O que me enche os olhos nesse esporte é a facilidade de aprender os movimentos, a redução de stress do dia a dia e a melhora no condicionamento físico", avaliou. Para quem quer começar no esporte, Santiago recomenda um local de treinamento com profissional para auxiliar no desenvolvimento, pois apesar de ser uma modalidade fácil de aprender, pode exigir mais esforço de quem está sedentário.

 

Dicas para jogar beach tennis

Apesar de já ter sido dito que o beach tennis é um esporte democrático e fácil de aprender, isso não quer dizer que ele não exige técnica para a sua execução.

Para que o praticante suba de nível, é preciso que a técnica esteja correta, pois até mesmo pequenos defeitos na mecânica dos movimentos podem fazer a diferença em jogos mias acirrados. Veja algumas dicas de ouro:

Seja ágil

Como a tomada de decisão durante uma jogada precisa ser feita em pouquíssimo tempo, é melhor já estar com o corpo em movimento para chegar bem na bola. Então a dica é: não finque os pés na areia e salte levemente na ponta dos pés.

Priorize os acertos seguros

Não adianta jogar o tempo inteiro correndo riscos, como por exemplo, ao tentar acelerar a bola no saque forçado. E a explicação é a de que assim o risco de cometer erros desnecessários aumenta.

No início do jogo, a melhor tática é apenas passar a bola para o outro lado, sem tentar dar cortadas nem utilizar movimentos que possam resultar em uma jogada ruim.

Olhe sempre para a raquete

Os jogadores costumam brincar dizendo que se o beach tennis tem um mantra, ele é: “mantenha a raquete sempre alta e levantada”. Ou seja, ao alcance dos seus olhos.

O motivo é que assim fica muito mais fácil de jogar, pois ela estará acima da rede. A raquete alta ajuda na defesa e no ataque, e mesmo sendo um pouco desconfortável mantê-la sempre assim, aos poucos o jogador se acostuma e usufrui dos benefícios de manter a posição.

Como se posicionar

As posições do beach tennis irão variar no decorrer da partida, mas a posição padrão é a três metros da rede, o que proporciona ao jogador boa cobertura do espaço e da direção da bola.

Treine mesmo estando só

Está a fim de treinar mas não pode sair de casa? Use a parede! No caso, bata as bolinhas contra a parede. Além de movimentos leves, dessa forma é possível treinar também os golpes mais intensos.

Se o ponto fraco é a pontaria, a dica é desenhar círculos na parede ou pregar papéis para servir de mira. O objetivo é acertar os alvos só rebatendo a bola, movimento que requer concentração, controle da intensidade da força e direcionamento.

Principais movimentos do beach tennis

Confira agora alguns golpes mais utilizados nas partidas de beach tennis:

Saque Beach Tennis

O saque é importante porque é a primeira bola de ataque do jogador. Ele pode ser feito de duas maneiras:

  • Movimento similar ao tênis de quadra: isso significa que o jogador fará um movimento completo do braço. Nesta opção, o lançamento da bolinha (também chamado de toss) precisa ser mais alto para dar tempo de fazer o movimento completo;
  • Movimento prático: o jogador faz um movimento mais curto e rápido com a raquete. Neste caso, o toss será mais baixo e o movimento, mais rápido, já que a raquete irá acertar a bola sempre no ponto mais alto.

Forehand

O forehand (golpe de direita) é executado movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente, ou seja, para a quadra adversária. Esse movimento é mais simples e curto e propicia maior aceleração da bola.
Backhand

O backhand (golpe de esquerda) é um dos golpes mais difíceis de ser dominado, principalmente por tenistas iniciantes. O backhand é utilizado para dar mais controle à bola e movimentar o adversário.

Smash

Se o vôlei tem a cortada, o beach tênis tem o smash. Nesse golpe, o jogador rebate a bola acima de sua cabeça. Este é um movimento de ataque intenso e é usado na finalização.

Dropshot

O movimento do dropshot (bola curta) é a famosa “deixadinha” do vôlei. Ele requer do jogador uma boa leitura de jogo, pois nem sempre é possível fazê-lo. É um golpe sutil, já que a bola é lançada próxima a rede. O objetivo principal do dropshot não é marcar o ponto e sim, fazer com que o adversário crie condições favoráveis para levar um smash ou uma bola acelerada de direita.

Lob

É um golpe utilizado quando o adversário está próximo da rede. Nele, o jogador rebate a bola alta e para o fundo da quadra, para encobrir o adversário. Quando feito da maneira correta, o movimento dificulta o deslocamento e a recepção do oponente.

Voleio

No futebol, o voleio é quando o jogador acerta um chute para o gol com a bola ainda no ar. Pois bem, o voleio no beach tennis é a mesma coisa, ou seja, o atleta acerta a bolinha com a raquete próxima à rede, antes que ela bata no chão.

Conclusão

A prática de exercícios físicos é importantíssima para a manutenção da saúde física e mental Ela também contribui para o controle e a prevenção de doenças, assim como na liberação de hormônios benéficos para o corpo, como a endorfina e a serotonina.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de exercícios físicos por semana, o que dá, em média, de 20 a 45 minutos por dia. Infelizmente, muitas pessoas acabam deixando a atividade física de lado por causa da falta de tempo causada pelo trabalho, estudo ou cuidados com a família.

No entanto, os exercícios físicos levam condicionamento físico, bem-estar e equilíbrio emocional a quem os pratica, e por isso deveriam fazer parte da rotina de todos, basta encontrar a melhor opção que se adeque à rotina de cada um.

O beach tennis é uma boa escolha porque ele propicia condicionamento físico e diversão, além de oferecer ao praticante a possibilidade de conhecer novas pessoas ou reforçar os laços de amizade.

No âmbito profissional, o Brasil tem se destacado como a segunda maior força do mundo no beach tennis, atrás apenas da Itália. Em 2022 conquistamos o primeiro campeonato mundial de beach tennis organizado pela Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT), realizado na Espanha. Em 2023, o campeonato será disputado no Brasil.

Para saber mais sobre o beach tennis e saber mais sobre outros comportamentos relacionados à saúde e bem-estar, confira o OP+, a plataforma multi streaming do O Povo, no canal Ciência e Saúde.