da brincadeira ao sonho de ser número 1 do mundo
01:15 | Dez. 18, 2024
Aos 4 anos, João Fonseca começou a brincar com a bola de tênis no Rio de Janeiro Country Club. Focado em ganhar notoriedade no cenário esportivo, ele passou a ser treinado aos 11 anos por Guilherme Teixeira, responsável por lapidar o estilo agressivo do tenista nas quadras.
"Estamos fazendo nosso melhor todo dia para manter o ritmo dele, pois estamos crescendo rapidamente. Estamos tentando prepará-lo para estar lá e ser capaz de lutar por isso, por esses títulos grandes", disse o treinador, em entrevista à ATP.
Após uma temporada de destaque em 2023 entre os juniores, Fonseca tem enfrentado de maneira positiva a transição para o circuito profissional. Jornalista e colunista do UOL Esporte, Alexandre Cossenza explica a razão de tantas expectativas sobre a jovem promessa.
"Se fizéssemos uma lista de características que todo grande tenista deve ter, o João marcaria todas as caixinhas. Ele é humilde, talentoso, corajoso em quadra, ele não fica esperando o adversário errar, além de ser bem orientado pela família e pelo técnico", comenta.
Em 2025, a previsão é de que o brasileiro alcance uma posição ainda maior no ranking. "Tem uma expectativa de ele entrar no Top 100 em 2025, ele não está tão longe disso. [...] Ele tem um ano inteiro para jogar torneios maiores do que jogou ano passado", explica Cossenza.
Seja como herdeiro do legado de Guga ou como criador de sua própria trajetória, João Fonseca já é um nome para se acompanhar de perto.