Invencibilidade aumentada
TRICOLOR DO PICI, APÓS EMPATE CONTRA O CORINTHIANS, TEM 11 JOGOS SEM PERDER, SEQUÊNCIA QUE NÃO CONSEGUIA DESDE 2023
01:15 | Mai. 06, 2024
Com o empate ante o Corinthians na noite deste sábado, 4, em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza alcançou onze jogos de invencibilidade. Com partidas divididas entre competições estaduais, regionais, nacionais e continentais, o escrete vermelho-azul-e-branco acumula seis empates e cinco vitórias no recorte.
No período, o Tricolor registrou dois empates nas finais do campeonato estadual - derrotado nos pênaltis para seu maior rival, o Ceará -, uma vitória nas quartas de final da Copa do Nordeste sobre o Altos, um triunfo sobre o São Paulo e três empates - Cruzeiro, RB Bragantino e Corinthians - na Série A, mais um empate no jogo de ida da segunda fase da Copa do brasil ante o Vasco e três vitórias na Copa Sul-Americana, na qual lidera seu grupo que conta com Boca Juniors, Nacional Potosí e Sportivo Trinidense.
A equipe de Juan Pablo Vojvoda não alcançava tal marca desde um período parecido no ano passado (2023), quando ficou do dia 1° de abril até 14 de maio sem ser derrotado. Naquela ocasião, foram 13 jogos sem perder, com cinco empates e oito vitórias. As competições disputadas eram as mesmas, com ausência da Copa do Nordeste, onde havia sido eliminado na partida anterior à sequência.
O recorte atual exibe marcas positivas da equipe cearense, como um vitória sobre o São Paulo no Morumbis, um empate contra o Corinthians na Neo Química Arena, uma goleada para classificar-se às quartas do Nordestão, a liderança isolada de seu grupo na Sula e uma vitória emblemática contra o Boca Juniors, por 4 a 2, na Arena Castelão, ao lado de sua torcida.
Contudo, mesmo que o Leão do Pici tenha marcado 20 gols com sua meta sendo vazada apenas seis vezes, a equipe de Vojvoda ainda apresenta inconstância e passou por deslizes significativos. Dois dos empates, por exemplo, foram nas finais do Cearense, quando acabou perdendo a chance de um hexacampeonato inédito na disputa por pênaltis. Em outros momentos, atuações abaixo da média, nas quais o goleiro João Ricardo teve que ser herói para garantir o resultado.
Para manter o saldo positivo, o Fortaleza terá que se preparar para uma longa maratona. Com oito jogos marcados para disputar em 25 dias, enfrentará confrontos difíceis, acompanhados de uma logística tão complicada quanto. No intervalo, o Tricolor passará por desafios na Série A e Sul-Americana, além de confrontos eliminatórios nas Copas do Brasil e do Nordeste.
Com dois jogos no exterior neste recorte, o Fortaleza viajará para a Bolívia, onde enfrentará o Nacional Potosí no estádio Víctor Agustín Ugarte, a quase 4 mil metros de altitude, e também jogará na Argentina, contra o Boca Juniors, na emblemática La Bombonera. A partida na altitude - primeira do Fortaleza nesta condição - acontece nesta quarta-feira, dia 8, e marca a quarta rodada da fase de grupos do torneio continental.
No Brasil, fará três partidas fora de casa, todas em Estados diferentes, em três regiões do país: Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Em casa, jogará duas partidas no Castelão e uma no PV.