Personalidades do futebol cearense e nacional homenageiam Zagallo

Dirigentes dos principais times do Estado manifestaram pesar e destacaram a importância do ex-atleta para o futebol mundial

20:12 | Jan. 06, 2024

Por: Flavia Oliveira
Mario Jorge Lobo Zagallo faleceu aos 92 anos (foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO CONTEÚDO)

Após o anúncio da morte de Zagallo feito na madrugada de sábado, 6, diversas personalidades do futebol manifestaram pesar pela partida do Velho Lobo, dentre eles os presidentes dos principais clubes do Ceará.

CEO da SAF do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz falou ao O POVO e exaltou a trajetória e importância de Mário Jorge Lobo Zagallo ao futebol brasileiro.

"O legado de Zagallo é absurdo, é infinito. Primeiro pelo que fez como atleta sendo campeão mundial. Pelo que dizem foi um atleta muito determinado, ele mesmo não se dizia brilhante, mas ajudou muito o time", pontuou.

Marcelo destacou ainda que a importância de Zagallo para o futebol atravessa gerações, desde sua trajetória como atleta, treinador e coordenador técnico.

Já João Paulo Silva, presidente do Ceará Sporting Club, disse que Zagallo é uma referência no nosso futebol.

“A história dele se confunde com a da nossa seleção. Lembro bem na minha adolescência, na época do nosso tetra, de como a figura do Zagallo representou a nossa nação”, afirma ao destacar a histórica conquista do quarto título do Brasil em uma Copa do Mundo.

“O legado que ele deixa para nós, apaixonados por futebol, é o de amor e respeito pela profissão e pela camisa verde amarela, que ele fez ser tão forte no cenário mundial”, ressalta o dirigente do alvinegro cearense.

As páginas das redes sociais de Fortaleza, Ceará e Ferroviário amanheceram neste sábado com homenagens a Zagallo, e o jogo entre Ferroviário e ASA-AL, válido pelas eliminatórias da Copa do Nordeste 2024, teve um minuto de silêncio.

Morte de Zagallo: ex-jogadores e técnicos falam da partida do Velho Lobo

Pelo Brasil afora, algumas figuras de destaque do futebol nacional também se manifestaram sobre a morte de Zagallo.

“Uma notícia muito triste, devastadora. Zagallo era meu melhor amigo no futebol, meu mestre. O cara me ajudou, me protegeu, me ensinou tudo que eu aprendi no futebol”, disse Parreira no Sportv.

“Zagallo tem a mesma importância de um Pelé. Sempre foi muito vitorioso, deixou um legado importante para todos nós. Dia triste para o futebol. Todos sabem da minha relação com ele, na verdade a gente não tinha relação, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, tenho que admitir”, disse Romário na sua cerimônia de posse na presidência do América, nesse sábado, 6.

“Zagallo tem um significado enorme na minha vida e carreira, mas sua grandeza transcende as relações interpessoais. O que ele representa para o mundo, para o esporte e para o país é de uma dimensão tão fora do comum que, hoje, com a sua partida, muitos falarão em fim de uma era. Direi diferente: sua era é eterna. Zagallo Eterno tem 13 letras", escreveu Ronaldo Fenômeno em sua conta no Instagram.

(Com textos de Samuel Pimentel e Lucas Mota)