Ceará recebe terceira edição do XP Sertões Kitesurf

Neste ano, o percurso da disputa será iniciado no Kite Cabana, em Cumbuco, e encerrado na Fazenda Moreias, em Camocim

16:16 | Set. 10, 2023

Por: Gabriela Almeida
Ceará é reconhecido como a 'meca do kitesurfe' (foto: Eliseu Souza)

O litoral do Ceará vai receber, entre os dias 11 e 16 deste mês de setembro, a terceira edição do XP Sertões Kitesurf, um dos principais eventos da modalidade. Neste ano, o percurso da disputa será iniciado no Kite Cabana, em Cumbuco, e encerrado na Fazenda Moreias, em Camocim

A lista de inscritos para o "rally das águas", como o evento é conhecido, inclui campeões mundiais e velejadores de destaque. Também vão participar competidores de outros países, como Reino Unido, França, Turquia, Portugal, Suíça, República Dominicana e Argentina.

Na Elite masculina, categoria destinada aos profissionais, os nomes que se destacam são dos dois primeiros campeões da prova: o carioca Reno Romeu, campeão mundial e vencedor da primeira edição, e o cearense Alex Neto, que levantou o troféu de primeiro colocado na segunda edição do evento.

No feminino, a atual campeã Gabi Reynard vai em busca de defender o título. Ela enfrenta nomes de peso, como a britânica Hannah Whiteley, campeã mundial na Speed e eleita por quatro anos como a melhor kitesurfista do mundo.  

Disputa também conta com uma categoria infantil, a Pro Jr., destinada à nova geração. "Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova!", pontua Marcelo Gervini, diretor técnico do evento.

XP Sertões Kitesurf

Quando: 11 a 16 de Setembro

Percurso total: 440 km

6 dias: 5 etapas - Ceará (CE) - 6 cidades (Cumbuco - Caucaia; Pecém - São Gonçalo do Amarante; Trairi - Guajiru; Itarema - Ilha do Guajiru; Cruz - Prea; Camocim - Fazenda Moreias).