Entenda por que Fortaleza tem maior incidência de coronavírus entre as capitais

A infecção, causada pelo novo coronavírus, já chegou a 90% dos bairros de Fortaleza e tem 1.130 casos confirmados na Capital até a quinta-feira, 8

Com Fortaleza no topo da incidência da Covid-19 entre as capitais brasileiras, o Ceará realizou 9.503 exames laboratoriais para o diagnóstico da infecção até esta quarta-feira, 7. Destes, apenas 12,9% confirmaram a doença, enquanto 42,6% tiveram resultado negativo. Ainda aguardam resultado 44,4% dos exames realizados, o que representa 4.225 do total.

A infecção, causada pelo novo coronavírus, já chegou a pelo menos 90% dos bairros de Fortaleza e tem 1.374 casos confirmados até a quarta-feira, 8. Desse total, 1.130 casos são residentes na Capital, o que representa 88,3% do total.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No boletim epidemiológico mais recente da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), em todo o Ceará, o número de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19 realizados até terça-feira, 7, chegou a 9.503; 1.230 confirmaram a doença, o que representa 12,9% do total. Resultados positivos representavam 4.048 (42,6%) do total, e 4.225 (44,4%) ainda aguardavam resultado laboratorial.

O titular da Sesa, Dr. Cabeto, justificou que o aumento no número de casos em Fortaleza, que apontam incidência de 38,6 moradores a cada 100 mil, se dá pela quantidade elevada de testagens no Estado. Em números atualizados já nesta quarta-feira, 8, os casos suspeitos chegaram a 9.432 — eram somente 3.684 na segunda-feira, 6.

Este aumento acontece porque existem três sistemas de notificação, o segundo deles tendo sido adicionado ao IntegraSUS somente na terça-feira, 7. O terceiro sistema, quando adicionado, pode influenciar um novo salto no número de suspeitas, conforme o secretário.

Fortaleza testa mais que São Paulo?

Fortaleza ficou em primeiro lugar entre as capitais com a maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes com taxa de 34,7. Em segundo lugar, encontra-se São Paulo, com taxa de 30,6 a cada 100 mil e o maior número total de confirmações, com mais de 5,6 mil casos.

Segundo o infectologista do Hospital São José e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto da Justa, a alta incidência em Fortaleza pode ser determinada pelo atraso em resultado de São Paulo. O estado paulista tem cerca de 17 mil pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, mas ainda aguardando o resultado. "Fortaleza liberou um número muito grande de resultados nas últimas 24 horas e no final de semana. São Paulo tem mais de 16 mil testes represados. Quando sair o resultado, pode ir lá pra frente no número de incidência", comentou.

Além disso, São Paulo tem um número superior de casos confirmados e óbitos do que a capital cearense. São 4.681 casos e 304 óbitos em São Paulo, diante de 1.291 casos confirmados e 43 óbitos em Fortaleza.

Com informações da Agência Brasil

Podcast analisa a intriga política que envolve o coronavírus

Listen to "#75 - As intrigas políticas no combate ao coronavírus" on Spreaker.

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incidencia coronavirus fortaleza por que coronavirus fortaleza alta incidencia coronavirus fortaleza fortaleza coronavirus ceara coronavirus coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar