Enem 2022: especialista dá dicas para aliviar ansiedade antes da prova
Especialista em psiquiatria e saúde mental aborda alternativas para aliviar a ansiedade e realizar uma boa provaA menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dúvidas ainda pairam sobre a cabeça dos estudantes. E a ansiedade pré-prova é a questão mais frequente. Em entrevista à rádio CBN Cariri, Júlio Barros, especialista em psiquiatria e coordenador do curso de Psicologia da Uninassau em Juazeiro do Norte, aponta alternativas para aliviar a tensão pré-prova.
Segundo ele, uma boa noite de sono, uma boa alimentação e momentos de lazer são os principais meios de chegar relaxado para a prova. Para ele, esta edição o Exame despertou um nível de ansiedade mais elevado se comparado às demais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“A principal (dica) é ficar calmo. Eu digo para os alunos que aquele que sentar na carteira com calma, respirar e tentar fazer a prova da melhor forma possível, já vai estar a vários passos à frente”, comenta.
"O aluno precisa descansar. Aquela ideia de estudar até o último minuto antes de entrar no local de prova não é legal. A leitura da prova é muito tensa, é preciso ter a concentração necessária”, afirma.
Dicas para aliviar a ansiedade antes da prova
- Dormir bem
- Ter boa alimentação
- Realizar atividades de lazer
- Chegar cedo ao local da prova
- Fazer exercícios de respiração
No dia da prova, é ainda aconselhado que o candidato consuma alimentos leves e mantenha-se hidratado, ingerindo boa quantidade de água. De acordo com Júlio, o Enem é um processo estratégico e precisa ser pensado como tal.
Outra sugestão é que o estudante separe com antecedência os objetos necessários para o dia da prova.
O que levar para o dia da prova
- Documento oficial com foto, seja ele RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte.
- Carteira de estudante, carteira de clube e outros neste estilo não são permitidos.
- Caneta esferográfica transparente preta, no mínimo duas
- Água
- É preferível levar alimentos energéticos, tais como barrinhas de cereal, chocolates, biscoitos e castanhas.
- É permitido levar o celular, no entanto, o aparelho deve ser desligado antes da prova, caso isso aconteça, o candidato será eliminado.
O que não é permitido no dia da prova
- Óculos escuros
- Chapéu, boné, viseira
- Relógio
- Lápis, lapiseira
- Borrachas, régua, corretivos, livros, anotações, manuais impressos
- Calculadoras, tablets, pen drives, alarmes, fones de ouvido ou qualquer outro componente eletrônico.
Também à CBN Cariri, o psicólogo sugeriu que os pais dos estudantes evitem pressioná-los, pois essa forma de cobrança não é estratégica. Para ele, graças à internet o adolescente da geração atual carrega mais informações se comparado às gerações anteriores.
“Ameaçar o jovem gera um medo que não é bom. Medo bom é aquele prudente, em que o aluno estuda para querer algo, não o que apavora, este acaba travando o estudante na hora da prova”, concluiu.