Enem 2022: notas da prova; como usar?
Confira as formas de ingresso no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Prova será realizada dias 13 e 20 de novembro de 2022O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu em 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica - o ensino médio.
Dessa forma, por meio da nota do prova, os participantes podem concorrer à vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas, mediante a programas disponibilizados pelo Governo Federal como o Sisu, Prouni e Fies.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Neste ano, o exame será aplicado em dois domingos consecutivos: nos dias 13 e 20 de novembro, na
modalidades impressa.
O exame é constituído por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa.
Vale ressaltar que os candidatos “treineiros” - menores de 18 anos e que não concluíram o ensino médio - participam do Enem apenas para fins de autoavaliação dos seus conhecimentos.
Enem 2022: como usar a nota do exame?
Existem várias possibilidades para a utilização do resultado. Com as notas obtidas na avaliação, os concluintes do ensino médio podem participar do Sisu, do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas, além de programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), por exemplo.
Notas do Enem 2022: Sisu, ProUni e Fies
Confira abaixo para que serve cada um dos programas.
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
É o processo seletivo no qual as universidades públicas oferecem vagas a estudantes que realizaram o Enem. Feito de forma totalmente automatizada, o Sisu ocorre duas vezes por ano, uma no início do primeiro semestre e a outra no início do segundo semestre.
Programa Universidade para Todos (ProUni)
Utiliza as notas do exame para distribuir bolsas de estudos integrais ou com desconto de 50% aos estudantes de escolas da rede pública e bolsistas de instituições de ensino particular.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
É um programa do Ministério da Educação (MEC) de apoio ao pagamento das mensalidades de cursos presenciais em faculdades privadas prestado aos estudantes universitários de baixa renda. Assim como o Sisu e o ProUni, geralmente, o Fies também ocorre duas vezes por ano, a cada início de semestre.
Redação Enem 2022: saiba mais sobre temas, correção e como funciona a prova