Enem 2022: veja 12 filmes que podem ajudar na preparação da prova
Marcada para os dias 13 e 20 de novembro, o Enem 2022 possui 180 questões ao todo; confira filmes que abordam os principais conteúdos de história do exame
20:45 | Out. 21, 2022
A edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está chegando. Muitos estudantes passaram o ano se preparando das mais diversas formas para a prova que acontece em novembro.
Marcada para os dias 13 e 20 de novembro, o exame possui 180 questões ao todo, dividido em 4 áreas de estudo e uma redação.
Já tem algum tempo que os métodos tradicionais de estudo como aulas, livros didáticos e anotações passaram a ter outros complementos que não só passam conhecimento para questões objetivas, como desenvolvem o repertório cultural do estudante.
Sisu no Enem 2022: ENTENDA o sistema de entrada na universidade
Enem 2022: confira 12 filmes que podem ajudar na preparação para a prova
A Lista de Schindler
Um clássico do cinema que aborda o Holocausto, baseado na trajetória real do industrial alemão sudeto Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus dos nazistas.
Adeus Lênin
O filme retrata a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. O enredo se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim. Na história, a personagem sra. Kerne passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista.
Quando ela desperta, sua cidade, Berlim Oriental, está modificada. Seu filho Alexander, com receio de que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa prejudicar a sua saúde, decide esconder os acontecimentos.
Guerra de Canudos
O ano é 1893 e Antônio Conselheiro junto com seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada, decidindo enviar vários militares para destruí-los.
Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. O objetivo é destruir os sertanejos. A chamada Guerra de Canudos.
O diário de Anne Frank
Baseado em fatos reais, Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judia que, aos 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, na Holanda, devido a perseguição dos nazistas.
Por mais de dois anos no esconderijo, ela relatou todas as suas vivências de 1942 a 1944.
Pra Frente, Brasil
Em 1970, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México e prisioneiros políticos são torturados nos porões da Ditadura Militar, com inocentes sendo vítimas desta violência.
O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).
As sufragistas
A obra conta a história de mulheres que se opuseram ao machismo que existia no início do século XX e lutaram pela igualdade de gênero e pelos direitos femininos.
Mandela
Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava.
Histórias Cruzadas
Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960. O filme se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora.
Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada parte da sociedade.
Nascido em 4 de Julho
Narra o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã.
O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.
Gandhi
O filme conta a trajetória política de Mahatma Gandhi, figura principal da independência indiana. O enredo começa com a cena da morte de Gandhi e volta no tempo para contar sua experiência na África do Sul, ainda colonizada pela Inglaterra e, posteriormente, sua volta para Índia até a independência do país e a divisão entre Índia e Paquistão.
Munique: No limite da guerra
Essa obra apresenta a história de dois amigos que se veem em lados opostos durante as negociações do Acordo de Munique – tratado estabelecido entre a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido em 1938, mas que foi desrespeitado por Adolf Hitler no ano seguinte, colaborando para o início da Segunda Guerra Mundial.
Chatô, o rei do Brasil
Trata-se de uma adaptação do livro homônimo que o escritor brasileiro Fernando Morais escreveu sobre Assis Chateaubriand – fundador dos Diários Associados, o maior conglomerado de empresas de mídia do país no século XX.
A trama mostra o protagonista em meio a um delírio, acreditando estar em um programa de televisão, no qual ele é julgado em horário nobre para todo o Brasil.
Redação Enem 2022: CONFIRA temas, correção e como funciona a prova