Enem 2022: professores de escolas de Fortaleza dão dicas para realização das provas
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é realizado em todo o Brasil nos dias 13 e 20 de novembro. Professores de escolas da Capital dão dicas para a realização das provas
18:44 | Out. 21, 2022
Faltando menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que acontece em dois finais de semana consecutivos de novembro, nos dias 13 e 20, professores de escolas de Fortaleza dão dicas de como realizar boas provas e de como otimizar o tempo restante de preparação, focando não somente em revisões, mas em descansar para não sobrecarregar o corpo e a mente.
O exame anual é composto por conteúdos abordados ao longo do ensino médio nas escolas, sendo a prova do primeiro dia constituída por 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação. Já o segundo dia consiste em mais 90 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com Matemática e suas Tecnologias.
Nem todas as questões das provas têm o mesmo valor, uma vez que a contagem de pontos é feita pelo sistema de Teorias de Resposta ao Item (TRI). Nesse método, as questões mais fáceis contam mais, enquanto as mais difíceis contam menos. Assim, o nível de dificuldade do exame é determinado pela quantidade total de acertos. Apesar disso, o valor máximo da avaliação é fixo em mil pontos.
Redação
Para a redação, o professor Daniel Victor, do colégio Farias Brito, em Fortaleza, explica que é importante que o candidato tenha se preparado para qualquer tema que possa ser cobrado. "Nós não enfatizamos a necessidade de adivinhar temas de redação, pois pressupomos que a preparação do candidato deve ser para elaborar um texto sobre qualquer tema", pontua.
Para revisar, o professor recomenda dar ênfase em temas que tenham relação com fatos da atualidade, como áreas de educação, tecnologia, meio ambiente e saúde. O educador também aconselha que o candidato estipule entre 1 hora e 1h30 para a realização da redação, tempo que ele considera bom para planejar o texto, organizar as ideias, fazer o rascunho, revisar e passar a limpo.
"São temas fortes os que envolvem questões ligadas ao autismo (por causa da criação da Lei Romeo Mion), à preservação ambiental, às tecnologias educacionais (muito utilizadas durante a pandemia), ao cigarro eletrônico (devido à recente proibição da produção e venda) e à violência doméstica contra crianças (por causa da criação da Lei Henry Borel)", explica professor Daniel.
A professora e supervisora de redação do colégio Ari de Sá, Larissa Souza, também em Fortaleza, explica que é importante que os candidatos abordem o tema da prova em todos os aspectos. "Deixar latente para o corretor um bom projeto de texto, guiando-o para uma argumentação consistente e coesa, além de um bom domínio da norma padrão, claro", completa a especialista.
Para se preparar para os possíveis temas neste ano, a professora indica a leitura dos seguintes assuntos:
- Bicentenário da independência;
- 100 anos do rádio;
- Informação e emancipação civil;
- O contexto de moradias insalubres no Brasil;
- O esporte como ferramenta de inclusão social no Brasil;
- O desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil;
- Desafios para a inclusão da juventude no mercado de trabalho;
- Aumento dos crimes digitais no Brasil.
É possível receber nota zero na redação do Enem em determinadas situações previstas na Cartilha do Participante, que foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recentemente.
Linguagem, Códigos e suas Tecnologias
Na reta final para a realização do exame, o professor Bruno Maia, do colégio Ari de Sá, recomenda a leitura de assuntos específicos para a área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, que corresponde às disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física, Inglês/Espanhol e Tecnologias da Informação e Comunicação:
- Recursos expressivos (figuras de linguagem);
- Educação Física: o corpo e o universo dos esportes;
- Funções da arte e uso da técnica no processo de criação;
- Diferenças entre as estéticas Clássica e Moderna;
- Gêneros e Tipologias textuais;
- Funções da Linguagem;
- A identidade linguística como patrimônio nacional;
- Objetivos, intertextualidades, recursos argumentativos e coesivos do texto;
- Interação entre recursos verbais e não verbais na construção da mensagem;
- Vanguardas europeias e Modernismo (temas e formas literárias);
- Norma culta e variação linguística;
- A linguagem no universo das novas tecnologias.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Para a realização da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que consiste nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, o professor João Saraiva Leão Neto, do colégio Farias Brito, explica que o ideal não é estudar conteúdos não vistos antes, mas revisar de modo geral tudo o que foi estudado durante o período de preparação.
"É praticamente impossível que essa leitura de última hora faça alguma diferença. É mais provável que você acabe se sobrecarregando e ficando ainda mais estressado. Se for para ler alguma matéria, faça apenas uma breve revisão de tudo o que você conseguiu estudar até o momento. Não tente assimilar nada novo, não há mais tempo para isso", pontua o professor.
O especialista também recomenda que sejam assistidos aulões de véspera, anotando dicas que os professores costumam oferecer para cada vestibular. O professor Fernandes Filhos, do colégio Ari de Sá, também aconselha que o aluno realize a prova tendo uma certa noção dos assuntos que serão abordados, levando em conta as seis competências cobradas na área.
"A prova precisa passear pelas seis competências. É preciso ter competência para compreender a formação do povo, a nação, o patrimônio, a arte e a cultura, assuntos trabalhados na competência um. Na dois, os assuntos envolvem relações de poder, como a geopolítica como um todo. Na três, os movimentos sociais podem ser abordados. A quatro trabalha com tecnologias e espaço", explica o professor.
Ainda segundo o especialista, a competência cinco da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias foca no conceito de cidadania, sendo necessário compreender a cidadania e a consciência do indivíduo diante de sua relação com a sociedade e com o meio natural em que está inserido. Já a competência seis abrange interações diretas do homem com a natureza.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Para revisar conteúdos voltados para Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que abrangem as disciplinas de Física, Química e Biologia, o professor Ricardo Jorge, do colégio Farias Brito, recomenda a resolução de exercícios. "Quanto mais exercícios forem realizados, maior a chance de avaliar suas competências e suas dificuldades. Outra dica: realize as provas anteriores do Enem", aconselha.
O foco nessa reta final, segundo Ricardo, deve ser na boa realização das provas, independente do método de preparação escolhido. Ele alerta, contudo, que é importante também incluir momentos de descanso. "O estudante deve incluir momentos de lazer, atividade física e descontração com os amigos e familiares. Mas, lembre-se: nada de virar noites em baladas ou festas", completa.
O especialista também reforça que cada candidato deve respeitar seus ritmo e seus limites, de modo a garantir integridade física e psicológica. "Esses dois aspectos são preciosos no dia do enfrentamento de um exame longo e cansativo como o Enem. Não se compare com os colegas, é muito ruim para a autoestima. Cada um é cada um e é importante estar feliz consigo mesmo", pontua.
Matemática e suas Tecnologias
O professor Fabrício Maio, do colégio Farias Brito, recomenda que os candidatos não se percam em assuntos ou questões fora de seu domínio para a realização da prova de Matemática e suas Tecnologias, levando em conta o sistema de TRI. "Começando pelas questões fáceis, a coerência de seus acertos estará assegurada", pontua o especialista.
Os assuntos que, segundo o professor, devem ser revisados nessa reta final são:
- Porcentagem;
- Proporcionalidade;
- Sequências;
- Contagem;
- Probabilidade;
- Estatística;
- Função quadrática;
- Áreas;
- Volumes;
- Geometria algébrica.
Dicas importantes
A menos de um mês da realização do Enem, o professor João Saraiva Leão Neto faz algumas recomendações a serem aderidas antes e durante os dois dias de provas:
Antes da prova
- Conhecer o local de prova;
- Prever o tempo de chegada ao local de prova;
- Se informar sobre a climatização da sala para ir com roupas apropriadas;
- Descansar bem na noite anterior ao exame;
- Diminuir o uso do celular na véspera do exame;
- Tentar descansar o corpo e a mente.
Durante a prova
- Começar por questões e conteúdos mais fáceis;
- Começar a redação antes da prova;
- Marcar o gabarito ao final da prova;
- Levas algum alimento para consumir, como barrinhas de cereal, biscoitos, chocolates e amendoins;
- Levar garrafa com água;
- Ir ao banheiro sempre que necessário.