Bolsonaro pode viajar para não entregar faixa presidencial a Lula, diz jornal

Caso confirme uma viagem para fora da país, caberia ao vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) passar a faixa

12:11 | Nov. 04, 2022

Por: Vítor Magalhães
A faixa presidencial é transferida ao presidente da República eleito pelo povo a cada quatro anos (foto: Reprodução/Twitter Secretaria de Comunicação)

O presidente Jair Bolsonaro estaria cogitando fazer uma viagem internacional para não precisar participar da cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prevista para 1° de janeiro de 2023. Tradicionalmente, o presidente em exercício passa a faixa presidencial para o novo mandatário, mas Bolsonaro estaria resistindo a cumprir esse gesto.

Caso confirme uma viagem para fora da país, caberia ao vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) passar a faixa. Mourão é visto como uma opção palpável para a eventual problemática, já que tem dado declarações respeitando o resultado do processo eleitoral. No entanto, ele deu entrevista na última terça-feira, 1°, alegando que tinha “quase certeza” que Bolsonaro iria passar a faixa. A informação sobre eventual viagem foi divulgada nesta sexta-feira, 4, pela coluna Painel, da Folha.

Bolsonaro foi o primeiro presidente brasileiro a disputar reeleição e perder, e caso não compareça à posse de Lula, será o primeiro desde a redemocratização a não passar a faixa ao sucessor e o segundo na história a não fazê-lo.

O outro caso de presidente que não passou a faixa ocorreu em 1985, quando João Figueiredo, o último presidente da ditadura militar, não foi à cerimônia de posse de José Sarney, que assumiu após o presidente eleito Tancredo Neves morrer antes da posse.