Embaixadas da Alemanha e de Israel condenam saudação nazista em manifestação

Nas redes sociais, apoiadores bolsonaristas consideraram o gesto como juramento à bandeira

As embaixadas da Alemanha e de Israel no Brasil se pronunciaram nesta quinta-feira, 3, sobre os gestos de saudação nazista feitos por manifestante bolsonaristas em Santa Catarina.

Pelas redes sociais, a embaixada de Israel compartilhou comunicado oficial afirmando que rejeita qualquer forma de referência nazista e que estão preocupados com esse “fenômeno” no Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Israel no Brasil (@IsraelinBrazil) November 3, 2022

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também emitiu declaração sobre o caso, considerando o ato como chocante e que o gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo.

“Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil”, escreveu.

Na última quarta-feira, 2, imagens de manifestantes de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, fazendo gestos semelhantes à saudação nazista "Sieg Heil" circularam pela internet.

O Ministério Público de Santa Catarina informou que irá abrir investigação para apurar o caso. Nas redes sociais, apoiadores bolsonaristas consideraram o gesto como juramento à bandeira nacional. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 embaixada da alemanha embaixada de israel gestos nazistas santa catarina

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar