Moraes diz que responsáveis por atos antidemocráticos serão tratados como criminosos

Presidente do TSE também garantiu punições aos participantes dos atos golpistas

13:46 | Nov. 03, 2022

Por: Taynara Lima
PRESIDENTE do TSE, Alexandre de Moraes (foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que participantes dos atos antidemocráticos são criminosos e que serão punidos conforme a lei.

"Os eleitores, em maioria massacrante, são democratas. Aceitaram democraticamente o resultado das eleições. Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos", disse.

Desde o último domingo, 30, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam ilegalmente rodovias federais e promovem atos golpistas em protesto à vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Moraes também considerou os movimentos como criminosos e que "serão combatidos e os responsáveis apurados e responsabilizados pela lei".

O ministro determinou na segunda-feira, 31, a liberação imediata dos trechos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Polícia Militar, pois os atos ferem o direito constitucional de ir e vir. 

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, 2, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu para que os apoiadores liberem as vias e considerou que as manifestações não são legítimas.