Apoiadores de Bolsonaro reproduzem saudação nazista em Santa Catarina
Os bolsonaristas são investigados pelo Ministério Público do Estado
16:21 | Nov. 02, 2022
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro bloquearam a BR-163 na cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, e aparecem em vídeos fazendo uma saudação nazista. O gesto aconteceu nesta quarta-feira, 2, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército Brasileiro no local.
Desde o resultado da eleição no domingo, 30, os apoiadores de Bolsonaro tem interditado estradas pelo Brasil. Nesta quarta-feira, 2, várias cidades registraram atos de bolsonaristas que pedem intervenção e questionam o resultado das urnas.
Veja vídeo
Apoiadores do presidente Bolsonaro aparecem em vídeo fazendo saudação nazista enquanto cantam o Hino Nacional.
Registro aconteceu em Santa Catarina e o Ministério Público já trabalha para identificar as pessoas envolvidas
pic.twitter.com/Mkbp6V3KOy
Por meio de nota, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), disse estar trabalhando para identificar as pessoas envolvidas. Por lei, é proibido fazer apologia ao nazismo.
"Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos", esclarece a Coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, Promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.
O caso também já está sendo acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (Necrim). Ministério Público também colocou estruturas do órgão para auxiliar na investigação dos responsáveis pelo bloqueio de rodovias em solo catarinense. A oferta foi feita na manhã da última terça-feira (1º/11), na primeira reunião do Gabinete de Crise instituído pelo Governo do Estado.
Leia mais
-
Aliados de Lula e Lira vão discutir orçamento e pautas de fim de ano em Brasília
-
Vídeo viral em que Ratinho xinga manifestantes de "imbecis" após eleição é de 2018
-
Multas a manifestantes que bloqueiam estradas já chegam a R$ 18 milhões, diz PRF
-
Bolsonaristas fazem atos antidemocráticos diante de sedes militares no Rio e SP
-
Alckmin deve formalizar transição com ministro na quinta, 3, diz Wellington Dias