Alexandre de Moraes diz que não há "risco real" de contestação do resultado

Eleito pela terceira vez, Lula venceu o atual presidente Jair Bolsonaro com 50,9% dos votos

22:27 | Out. 30, 2022

Por: Taynara Lima
Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (foto: EVARISTO SA/AFP)

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexandre de Moraes, afirmou em coletiva, realizada após o fim do segundo turno das eleições, neste domingo, 30, que não vislumbra risco real de contestação do resultado do pleito.

“Em primeiro lugar, não vislumbramos nenhum risco real de contestação. O resultado foi proclamado e o resultado será aceito. Aqueles que foram eleitos à Presidente da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin, serão diplomados dia 19 de dezembro e tomarão posse no dia 1º de janeiro. Risco nenhum”, disse.

O presidente do TSE reafirmou não acreditar em possíveis problemas envolvendo os resultados, mas considerou que “fazem parte do jogo democrático”. Caso haja contestações, feitas dentro das regras eleitorais, o ministro garantiu que serão analisadas normalmente.

Moraes ligou para o atual presidente Jair Bolsonaro e para o candidato eleito Lula (PT). Na conversa, o presidente do TSE afirmou que apenas os cumprimentou pela participação no processo eleitoral e comunicou sobre a oficialização do resultado.

Moraes também utilizou o momento para agradecer ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco, e o considerou como “um defensor incansável da democracia” e “grande parceiro da justiça eleitoral”.

Eleições 2022: acompanhe a cobertura do O POVO


Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 14h30min, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio: Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public


Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO