Bolsonaro planejava pedir adiamento das eleições, diz jornalista
Na reta final da eleição, o candidato reuniu a imprensa para apontar, novamente, supostas irregularidades no processo eleitoral
11:58 | Out. 27, 2022
Segundo informações da jornalista Andréia Sadi, da Globo News, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cogitou propor o adiamento do segundo turno das eleições, programado para ocorrer no próximo domingo, 30.
O candidato à reeleição planejava utilizar a coletiva realizada nesta quarta-feira, 26, para radicalizar e adiar o pleito. Porém, em reunião com aliados políticos, a ideia foi derrubada, pois Bolsonaro não teria o apoio esperado.
De acordo com a jornalista, os aliados ressaltaram que a eleição ainda está em curso e que é preciso ter calma antes de propor um discurso de derrota.
Na coletiva, Bolsonaro rebateu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a suposta supressão das inserções da campanha no rádio e afirmou que irá até as últimas consequências para recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes de arquivar denúncia.
Nesta segunda-feira, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, alegou violações no processo eleitoral e afirmou que Lula teve cerca de 154 mil inserções a mais no rádio nas regiões Norte e Nordeste. O ministro do STF recusou o pedido de investigação por falta de provas e considerou que a ação seria uma tentativa de tumultuar as eleições.
Com o resultado do primeiro turno e a acirrada diferença de pontos entre os candidatos nas principais pesquisas, Bolsonaro reforça os ataques à Justiça Eleitoral e os questionamentos sobre supostas irregularidades na reta final da campanha.