E-Título: eleitores tem até sábado, 29, para baixar ou atualizar o aplicativo

Cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo, que substituiu a versão impressa do título de eleitor

11:43 | Out. 26, 2022

Por: Davi Lima
E-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os eleitores de todo o País tem até o próximo sábado, 29, dia que antecede o segundo turno das eleições, para baixar ou atualizar o e-Título, documento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor.

O aplicativo implementado em 2018 pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. No e-Título é possível consultar o local de votação, justificar a ausência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a véspera do primeiro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.

“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto antes para evitar dificuldades que possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.
Ainda segundo o tribunal, eleitores que já tem o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o aplicativo atualizado.

Como acessar o e-Título?

Para acessar a segunda via do seu título de eleitor, basta fazer o download do e-Título nas lojas da App Store, para iPhone, e Google Play Store, para Android. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve preencher um formulário com todos os dados pessoais cadastrados na Justiça Eleitoral, mas atenção, caso alguma informação apresentada esteja diferente do cadastro eleitoral, o eleitor não conseguirá acesso ao título virtual.

O eleitor pode votar apenas com o e-Titulo?

O eleitor que cadastrou a biometria na Justiça Eleitoral pode se dirigir ao local de votação apenas com o título emitido virtualmente, mas caso o usuário ainda não tenha a biometria cadastrada, deve levar também um documento de identificação oficial com foto. Para saber se sua biometria foi cadastrada, basta conferir se sua foto aparece no documento virtual.

Quais documentos o eleitor pode levar para votar?

O TSE determina que é obrigatório ao votante apresentar um documento com foto que, além do e-título, pode ser: carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira de identidade, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista. O título de eleitor impresso, sem outra documentação oficial com foto, não é suficiente para realizar a votação.