Lula refirma que, se eleito, não vai concorrer novamente ao cargo
Em ocasião anterior, Lula já tinha justificado não tentar reeleição por sua idadeO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou nesta terça-feira, 25, que não vai concorrer a uma possível reeleição em 2026. O petista falou sobre isso durante entrevista à Rádio Nova Brasil FM, além de usar as redes sociais para reforçar sua intenção que não participará de um novo pleito, caso eleito na disputa contra presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população", disse o petista. Lula governou o Brasil entre 2003 e 2011, e ficou em primeiro lugar no primeiro turno do pleito deste ano, com 48,4% dos votos. Bolsonaro ficou com 43,2% da preferência do eleitorado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Eu se eleito serei um presidente de um mandato só. Os líderes se fazem trabalhando, no seu compromisso com a população.
Em novembro, Lula já tinha sido enfático em descartar a possibilidade de disputar um segundo mandato. Na época, ele justificou sua idade avançada para o pleito seguinte. Ele completa 77 anos no fim de outubro e concluiria o mandato, se eleito, com 81 anos.
"Politicamente, não é prudente dizer, mas todo mundo sabe que eu tenho quatro anos para fazer isso. Todo mundo sabe que não é possível um cidadão com 81 anos querer reeleição. Todo mundo sabe", disse Lula. "A natureza é implacável", afirmou.