Mesmo após liberação, acesso à carteira de vacinação de Bolsonaro ainda é restrito
Em setembro, presidente afirmou que acesso ao documento estava liberado
14:00 | Out. 21, 2022
O Palácio do Planalto ainda impede a disponibilização do cartão de vacina de Jair Bolsonaro (PL), mesmo após o presidente afirmar que o documento poderia ser acessado por qualquer pessoa.
Em uma das lives realizadas em setembro, Bolsonaro falou sobre as críticas ao sigilo de cem anos e citou o acesso ao seu cartão de vacina.
"É você garantir o sigilo de até cem anos para informações. O que tem pessoal até hoje que a imprensa pediu e eu não dei? Pelo que eu me lembre, o cartão de vacina. Da minha parte aí, já falei para a assessoria, quem quiser meu cartão de vacina pode olhar”, disse.
A carteira de vacinação é um dos documentos que estão sob sigilo de um século imposto pelo presidente. As visitas à primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ficha de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro (PL), por exemplo, também estão entre as informações que tiveram a divulgação negada.
De acordo com o Planalto, o acesso ao cartão de vacinação de Bolsonaro é considerado sigiloso, pois diz respeito à intimidade e à honra do presidente, em referência ao artigo 31 da Lei nº 12.527 de 2011.