TSE nega haver decisão que teria motivado pastor André Valadão a se retratar com Lula
O pastor disse que recebeu em sua casa uma intimação para se retratar com Lula
14:18 | Out. 20, 2022
Nesta quarta-feira, 19, o pastor André Valadão, forte apoiador da reeleição de Jair Bolsonaro (PL), publicou um vídeo de "retratação" por divulgação de falsas acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, a gravação partiria de uma intimação feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas o tribunal afirma que a decisão ainda não foi tomada.
O TSE informou que existe um processo movido pela Coligação Brasil da Esperança, que inclui o partido de Lula, contra o pastor. Entretanto, a ação está em tramitação e ainda pendente de decisão. O processo, no sistema, é classificado como "direito de resposta".
O pastor foi intimado, no dia 6 de outubro, apenas para ter tenha ciência do processo e que apresentasse defesa no prazo de um dia. "O último andamento foi 19 de outubro com envio dos autos para que o Ministério Público Eleitoral se manifeste em um dia", escreveu o tribunal.
No vídeo, o pastor disse que recebeu em sua casa uma intimação para dizer que Lula não é a favor do aborto e da descriminalização das drogas e mostra uma folha com o simbolo da República. Na legenda, ele escreve "a perdido do TSE".
"Dias atrás eu recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes, e eu venho me declarar, a partir dessa intimação, dizendo que o Lula não é a favor do aborto, Lula não é a favor da descriminalização das drogas, Lula não é a favor de liberar pequenos furtos. Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles", afirmou Valadão, balançando negativamente a cabeça.
O pastor também diz que Lula não é a favor da regulação da mídia. Com expressão séria, termina pedindo que Deus abençoe o Brasil. No entanto, de acordo com o TSE, não existe essa intimação. A assessoria do TSE foi consultado e afirmou
Nesta quinta-feira, 20, deputado federal Alexandre Frota (Pros-SP) afirmou que apresentou uma denúncia ao TSE contra o pastor. "Isso é crime do art. 348 do Código Eleitoral. Fiz um ofício também para o Aras (PGR) e para o Alexandre de Moraes (TSE) para que o pastor Andre Valadão seja intimado a dar explicação sobre o vídeo falso de retratação ao Lula, este fato é punido com pena de 2 a 6 anos por se tratar de uma afirmação falsa", disse.
Acabei de protocolar denuncia contra o Pastor André Valadão onde ontem ele apresentou uma decisão judicial falsa, para fins eleitorais, isso é crime do art. 348 do Código Eleitoral.Fiz um ofício também para o Aras (PGR) e para o Alexandre de Moraes (TSE) para que o pastor pic.twitter.com/cE7Z8eYQ4L
— Frota 77Leia mais
-
Lula vê eleição apertada e acusa Bolsonaro de usar robôs e "máquina de mentiras"
-
Empresário suspeito de coagir funcionárias a filmar voto em Bolsonaro diz que "estava brincando"
-
Bolsonaro reduz vantagem de Lula a 11 dias do segundo turno
-
Datafolha: Bolsonaro tem 50% de rejeição no 2º turno; Lula, 46%
-
TSE dá direito de resposta a Bolsonaro por programa de Lula ligá-lo a canibalismo