Ferramenta criada pelo TSE vai permitir denúncias de informações falsas
Para explicar como o sistema deve funcionar o TSE vai realizar a partir de hoje, 20, uma série de seis lives junto com agências de checagem
11:25 | Out. 20, 2022
Uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai permitir denúncias de conteúdo falso e desinformativo, por meio das próprias plataformas digitais. O Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições foi criada para garantir que os eleitores brasileiros possam decidir seu voto com base em fatos e dados verdadeiros.
Uma série de seis lives está sendo preparada pelo TSE para mostrar ao público como esse serviço vai funcionar. Vitor Monteiro, analista da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do TSE, vai receber a cada dia, em uma plataforma digital diferente, representantes de agências de checagem parceiras do Tribunal no Programa de Enfrentamento à Desinformação.
A primeira live será apresentada nessa quinta-feira, 20, no canal do TSE no Youtube, às 18 horas, com o Projeto Comprova. Na sexta-feira, 21, será na página do TSE no Twitter, às 16h, com a Agência Lupa. Já na segunda-feira, 24, o encontro virtual ocorrerá no perfil do TSE no Kwai, às 15h, com a Agência Aos Fatos. E na terça-feira, 25, será a vez do TikTok, às 16 horas, novamente com a Agência Lupa.
Por fim, as páginas do TSE no Facebook e no Instagram terão lives às 15h dos dias 26 e 27. As agências participantes ainda serão definidas.
Leia mais
-
TSE manda Jovem Pan conceder resposta a Lula e abre investigação contra emissora
-
TSE vai auxiliar Ministério Público no enfrentamento ao assédio eleitoral
-
Defesa diz a TSE que só entregará relatório sobre urnas após segundo turno
-
Ministra do TSE concede mais um direito de resposta a Lula na TV
-
TSE dá direito de resposta a Bolsonaro por programa de Lula ligá-lo a canibalismo
-
Entidades do jornalismo repudiam decisões do TSE contra retirada de conteúdos eleitorais
-
Presidente do TSE se reúne com representantes de plataformas digitais