Pesquisa Quaest 2º turno: Lula oscila para 47% e Bolsonaro vai a 42%

Petista aparece com 6,8 pontos percentuais de vantagem, 0,4 a mais que o levantamento passado

11:49 | Out. 19, 2022

Por: Israel Gomes
Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) (foto: Miguel SCHINCARIOL/AFP)

A mais recente rodada de pesquisas da Quaest, financiada pela Genial Investimentos e divulgada nesta quarta-feira, 19, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 47% dos votos totais, enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), aparece com 42%.

Em relação ao levantamento anterior, o candidato petista oscilou negativamente dois pontos, enquanto o concorrente à reeleição oscilou positivamente 1%. Brancos, nulos e não vão votar somam 6%, enquanto não sabem, 5%.

Pesquisa estimulada (Votos totais)

Lula (PT): 47% (-2%)
Jair Bolsonaro (PL): (+1%)
Brancos, nulos e não vão votar: 6% (=)Não sabe: 5% (+1%)

Considerando os válidos, quando são excluídos os brancos e nulos, a distância entre os dois políticos é de seis pontos percentuais. Lula aparece com 53%, um a menos que na rodada passada quando tinha 54%, enquanto Bolsonaro oscilou positivamente um ponto e agora tem 47%.

Para a pesquisa, foram entrevistadas duas mil pessoas de maneira presencial entre os dias 16 e 18 de outubro. Custando R$ 112.865,23, o levantamento tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança estimado é 95%. A série pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-04387/2022.

Distribuição dos votos

A Quaest ainda testou os cenários de distribuição de votos dos candidatos que não foram para o segundo turno. Terceira colocada no pleito presidencial, 19% dos eleitores de Simone Tebet (MDB) indicam voto no petista e 13% no atual chefe do Executivo. Outros 36% pretendem votar branco, nulo ou se abster no segundo turno, enquanto 32% estão indecisos. A emedebista declarou voto no candidato do PT e tem participado da campanha.

Entre os que escolheram o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), 41% indicam escolher Lula e outros 22% preferem Bolsonaro. São 25% os que afirmam que irão votar branco, nulo ou se abster.
O partido do ex-ministro declarou apoio ao petista, decisão que foi seguida pelo pedetista, embora tenha gravado um vídeo sem citar o nome do candidato.

Agregador de Pesquisas O POVO

O POVO+, a plataforma multistreaming de Jornalismo e Educação do O POVO, disponibiliza o Agregador de Pesquisas de intenção de voto.A ferramenta proporciona compreensão precisa e ampla do desenrolar eleitoral, com suas nuances e tendências.

Acesse o agregador de pesquisas clicando aqui.

O agregador tem números da corrida rumo à Presidência da República, governo dos estados e Senado, além da avaliação do governo federal e de governos estaduais. O projeto foi desenvolvido pelo DATADOC, o núcleo de dados do O POVO.

Acompanhe a cobertura do O POVO

Canal Eleições, com tudo da cobertura eleitoral no Ceará e pelo Brasil: opovo.com.br/eleicoes-2022

Programa Jogo Político: terça-feira, às 15 horas, com entrevistas de personalidades da política cearense e brasileira. Ao vivo no Youtube, Twitter e Facebook do O POVO.

Podcast Jogo Político: quarta-feira, às 10 horas, com análise dos fatos da semana. Ao vivo, no Youtube e Facebook do O POVO. Disponível também nas plataformas de áudio:Apple podcasts, Spotify, Amazon Music, Google Podcasts e Radio Public

Siga Jogo Político no Twitter: @jogopolitico

Inscreva-se para receber a Newsletter do O POVO