Escolhido para comício de Bolsonaro, Conjunto Ceará deu a maior votação a Capitão Wagner
Presidente fez apelo ao voto religioso durante agenda de campanha no bairro
19:44 | Out. 15, 2022
O local escolhido para o comício de Jair Bolsonaro (PL) neste sábado, 15, em Fortaleza, surpreendeu muita gente. Afinal, o atual presidente foi o mais votado em cinco bairros, todo do lado oposto da Cidade: Meireles, Aldeota, Guararapes, De Lourdes e Parque Manibura. Porém, o deputado federal Capitão Wagner (União Brasil) justificou a opção. "A intenção era essa, sair da bolha", disse ao O POVO ao chegar ao local.
Além disso, Wagner aponta que a escolha passou pela força que o campo político mostrou no bairro na eleição para governador. "O Conjunto Ceará é o bairro em que eu tirei mais votos", apontou. Foram 20.706 votos para o capitão, contra 15.212 para Elmano de Freitas (PT) — eleito governador no primeiro turno — e 9.014 para Roberto Cláudio (PDT). Wagner teve mais votos no Conjunto Ceará que em municípios como Aquiraz e Eusébio — este último onde foi apoiado pelo prefeito Acilon Gonçalves e foi o mais votado.
"Esse bairro aqui, na minha história, tem um papel muito especial", disse o deputado federal durante discurso no palanque do comício. "Melhor ainda, a cidade de Fortaleza nos deu ampla maioria no ano de 2022", celebrou o político.
Nos eleições de 2016 e 2020, quando concorreu à Prefeitura da Capital, Wagner também venceu no bairro. Apesar do triunfo, ele foi superado por Roberto Cláudio (PDT) e José Sarto (PDT), respectivamente. Em 2022, quando disputou o Governo do Ceará, o concorrente do União Brasil triunfou em 80 bairros da Capital, incluindo o Conjunto Ceará. Elmano de Freitas (PT) levou 27, enquanto RC, nenhum.
Inclusive, Fortaleza foi um dos cinco municípios que deram vitória a Wagner nestas eleições. Com cerca de 1,8 milhão de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, o deputado federal obteve a preferência de 602.050 pessoas (41,51%) deles, enquanto o petista ficou com 545.677 (37,62%).
As outras votações expressivas ocorreram em Eusébio (47,87%, com 18.787 votos), Marco (49,14%, com 8.170 votos), Morrinhos (49,08%, com 6.503 votos) e São Gonçalo do Amarante (46,43%, com 16.630 votos).
Na disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levou a melhor sobre Bolsonaro. Teve 22.964 votos, contra 17.739 do presidente e candidato à reeleição. Já Ciro Gomes (PDT) teve 4.558 votos no local que por muito tempo foi tido como reduto dele.
Porém, o Conjunto Ceará deu a Bolsonaro resultados melhores que os obtidos na média do Ceará e também da Capital. Lula teve 65,9% dos votos válidos no Estado, 53,2% na Capital e 49,37% naquele bairro. Bolsonaro teve 25,4% no Ceará, 35,2% em Fortaleza e 38,2% no Conjunto Ceará. Ciro ficou com 6,8% em nível estadual, 8,6% no Município e 9,8% no bairro visitado por Bolsonaro neste sábado.
Wagner participou do ato durante a tarde ao lado de apoiadores do presidente como Kamila Cardoso (Avante), dos parlamentares eleitos André Fernandes (PL), Carmelo Neto (PL), Dayany Bittencourt (UB), Sargento Reginauro (UB), além da ex-titular da secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) Mayra Pinheiro (PL), prefeitos e vereadores.
Na agenda de campanha, o Bolsonaro negou ter feito críticas a nordestinos, atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acenou para o eleitorado religioso, além de destacar medidas adotadas durante o seu governo.
Leia mais
-
Em Fortaleza, Bolsonaro faz apelo ao voto religioso em comício
-
Bolsonaro associa baixa votação no Ceará a "desinformação praticada pelo PT"
-
Educação: Bolsonaro quer pais como principais atores; Lula não cita professores
-
Bolsonaro tenta virar votos no Nordeste, com promessa de reindustrializar região
-
Em Fortaleza, Bolsonaro nega que tenha feito críticas ao Nordeste
-
Veja quem deve estar ao lado de Bolsonaro em Fortaleza