TRE-CE lamenta ausência de partidos na geração das mídias de urnas para o 2º turno
Geração das mídias é uma das etapas da preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno, e a presença de representantes dos partidos é importante para reforçar transparência do processo eleitoral
14:23 | Out. 14, 2022
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nesta sexta-feira, 14, a cerimônia de geração das mídias das urnas para o segundo turno das eleições. O órgão lamentou nova ausência de representantes de partidos em etapa que garante mais transparência nas eleições.
“É uma etapa necessária para que o processo eleitoral ocorra. Importante também seria que as entidades fiscalizadoras, que têm conhecimento que a cerimônia está ocorrendo, se fizessem presentes. É a participação dessas entidades, não apenas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e partidos, que acaba dando transparência e, portanto, conferindo mais confiabilidade ao processo como um todo”, pontuou a secretária da Tecnologia da Informação (T.I) do TRE-CE, Lorena Belo.
De acordo com a gestora, até o momento da entrevista, nenhum partido, federação ou coligação compareceu à cerimônia para conferência e verificação dos dados. A ausência também ocorreu no processo de geração das mídias do primeiro turno.
Dessa vez, o processo é mais simples do que o do primeiro turno. Na etapa inicial da disputa, são emitidas as mídias de carga, votação e as de resultado. Agora, são geradas apenas as mídias de resultado, que levam os dados dos candidatos que estão disputando o segundo turno. Lorena Belo explicou que o procedimento garante que as urnas estarão funcionando no dia da eleição.
No Ceará, são 22.796 urnas de seção, sendo 5.235 na Capital. Após o procedimento, as mídias serão guardadas para serem utilizadas na preparação das urnas, que terá início a partir do dia 17 de outubro.
O processo de geração das mídias acontece na sala de treinamento da T.I, das 8 às 18 horas, na sede do TRE-CE.