Eleições 2022: oito municípios terão eleições para prefeito no próximo dia 30

No mesmo dia em que ocorrerá o segundo turno das Eleições gerais de 2022, serão realizadas eleições suplementares em oito municípios no Brasil.

12:38 | Out. 13, 2022

Por: Ísis Tavares
Urna eletrônica (foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

As eleições para o cargo de prefeito(a) e vice-prefeito(a) acontecerão simultaneamente ao segundo turno das Eleições Gerais nos municípios de Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

As votações municipais ocorrerão porque os prefeitos dos municípios, eleitos em 2020, tiveram seus mandatos ou registros cassados pela Justiça Eleitoral. Os novos prefeitos e vice-prefeitos que forem eleitos por meio das eleições suplementares no dia 30 irão ocupar os cargos administrativos de cada município pelos próximos dois anos.

As eleições suplementares podem acontecer em outro caso específico, quando há nulidade em mais da metade dos votos para cargos majoritários de presidente da República, governador e prefeito.

Baixio (CE) terá eleição para novos prefeito e vice-prefeito no dia 11 de dezembro

Outro município que terá eleições suplementares para o cargo de prefeito e vice-prefeito é o de Baixio (CE), a 448 km de Fortaleza. A data do pleito foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) na Resolução nº 912/2022 para o dia 11 de dezembro.

Os diplomas do prefeito e do vice-prefeito de Baixio, José Humberto Moura Ramalho e José Donizete Viana Cavalcante, foram cassados pelo TRE-CE no dia 29 de abril deste ano. Foi decidido também a sanção de inelegibilidade de José Umberto Moura Ramalho para as eleições seguintes em 8 anos após as eleições de 2020.

Os novos prefeitos e vice-prefeitos eleitos permanecem nos cargos até o dia 31 de dezembro de 2024.