Apoiadores de Bolsonaro brigam com simpatizante de Lula em bar de Fortaleza

Grupo pró-Lula foi hostilizado por apoiadores de Bolsonaro, que se incomodaram com cânticos a favor do ex-presidente entoados durante comemoração de aniversário

23:57 | Out. 12, 2022

Por: Flavia Oliveira
Briga foi causada porque grupo pró-Bolsonaro não gostou da música cantada após o parabéns de uma aniversariante pró-Lula (foto: Reprodução)

Encontro entre amigos para celebrar o aniversário de um deles foi interrompido em Fortaleza pelo ódio motivado por divergências políticas. O fato ocorreu na noite desta quarta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, em um bar localizado no entorno do Mercado dos Pinhões, no Centro de Fortaleza.

Uma professora de 27 anos comemorava aniversário do lado de fora do estabelecimento quando a música do parabéns foi seguida de cânticos pró-Lula, candidato do PT a presidente. Ocupantes de outra mesa, com adesivos do candidato Jair Bolsonaro (PL), incomodaram-se com a música. Uma mulher decidiu abordar o grupo pró-Lula com insultos homofóbicos.

No meio da discussão, copos e garrafas foram arremessados contra os amigos da aniversariante. Na confusão, uma mulher teve um leve ferimento no olho causado por estilhaços de vidro.

Tumulto nas imediações do Mercado dos Pinhões por discussão política. Testemunhas relataram que uma apoiadora de Lula comemorava aniversário e a confusão ocorreu porque uma simpatizante de Bolsonaro ficou incomodada. Foram registradas ofensas e agressões feitas por ela. pic.twitter.com/RgOfVPxsgd

— Jogo Político (@jogopolitico) October 13, 2022

A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência, ainda que não tenha havido prisão. O grupo bolsonarista deixou o bar antes da chegada dos policiais.

Vídeo mostra uma apoiadora de Bolsonaro chamando alguém de “maconheiro”, ao que recebe como resposta de uma amiga da professora: “A delegacia é bem ali”.

A mulher retruca dizendo: “Eu não tenho medo de ser presa. Bolsonaro vai ser reeleito, querida”, ela grita. Em seguida, ela é contida por um outro apoiador do presidente, que a puxa pelo braço. Instantes após, ela larga a mão dele, pega o que parece ser um copo de vidro e arremessa em direção ao grupo que gritava palavras de apoio a Lula.

O POVO tentou contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), por chamada telefônica e aplicativo de mensagem, mas não obteve retorno.

A reportagem também solicitou informações à Polícia Militar do Ceará (PM-CE), por meio de correspondência eletrônica. A matéria será atualizada quando houver resposta.

Com informações do repórter Luciano Cesário