Quem é André Valadão, cantor pró-Bolsonaro que protagoniza embates com apoiadores de Lula
André vem endossando críticas ao candidato a presidente petista, ao passo que tece elogios ao candidato à reeleição, Jair BolsonaroO cantor e pastor evangélico André Valadão, apoiador do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), vem colecionando diversos atritos com defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem Valadão descarta elogios. Membro da Igreja Batista da Lagoinha, de Minas Gerais, o cantor de 44 anos utiliza suas redes sociais para disparar críticas ao candidato a presidente petista, o que tem gerado reação de alguns apoiadores, como do deputado André Janones (Avante) e do youtuber Felipe Neto.
Janones, que também é mineiro e membro da Igreja Batista da Lagoinha, afirmou nesta segunda-feira, 10, que vai pedir o desligamento do cantor da igreja que ministra. “Vou pedir que o 'pastor' André Valadão seja desligado da Igreja Batista da Lagoinha! Ninguém na Igreja suporta esse maldito, só que ninguém tem coragem de falar em respeito ao pastor Márcio Valadão que é muito amado e respeitado! Óbvio que o pedido não será aceito, mas é simbólico!”, escreveu nas redes.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vou pedir que “ pastor”André Valadão seja desligado da Igreja Batista da Lagoinha! Ninguém na Igreja suporta esse maldito, só que ninguém tem coragem de falar em respeito ao pastor Márcio Valadão que é muito amado e respeitado! Óbvio que o pedido não será aceito, mas é simbólico!
Felipe Neto, por sua vez, acusou André de propagar fake news, prática que não faz parte do que prega o cristianismo. “Pastor de extrema direita mentindo de forma descarada e se recusando a apagar o post... É cristão?”, publicou o influencer.
Pastor de extrema direita mentindo de forma descarada e se recusando a apagar o post... É cristão? pic.twitter.com/lbTdFiQ5os
O cantor é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Além de pastor da Igreja Batista da Lagoinha, é cantor gospel. Ele é irmão da também cantora gospel Ana Paula Valadão, de 46 anos. Desde 2001, é casado com Cassiane Valadão, com quem tem três filhos: Lorenzo, de 13 anos; Vitório, 7 e Angel Valadão, 4.
Ele se mostra a favor da família tradicional, e contrário a pautas defendidas pela esquerda, como legalização das drogas, legalização do aborto. Também adere ao discurso do "não" à chamada "ideologia de gênero" nas escolas.
Recentemente, esteve com o presidente Jair Bolsonaro e, ao registrar o encontro com o mandatário, endossou as pautas que os une. "Não consigo ver um Brasil com amizades socialistas comunistas da América Latina. Não consigo ver um Brasil com ideologias sexuais implantadas nas escolas. Não consigo ver um Brasil onde jovens irão se drogar de forma legalizada. Não consigo ver um Brasil perdido com invasão de terras", escreveu o pastor.
Além de sua atuação no Brasil, André é pastor sênior e fundador da Lagoinha Orlando Church, na Flórida, nos Estados Unidos, desde 2017. Já passou por países como Japão, Inglaterra, Portugal e Espanha. Já foi indicado duas vezes ao Grammy Latino. Recebeu prêmios que são destaque no segmento como Troféu Talento e Troféu Promessas.
Segundo informações de sua página oficial, o cantor já vendeu mais de 4 milhões de CDs e meio milhão de DVDs. No formato digital, acumula mais de 800 mil inscritos em seu canal no YouTube e 128 milhões de visualizações. Recentemente, ganhou um prêmio do YouTube Brasil “em reconhecimento pela relevância do canal”, diz trecho da página do cantor.
Ele também é o responsável pelo lançamento da marca "Fé", a priori desenvolvida internamente em sua igreja. No entanto, a partir do lançamento de álbum com mesmo nome, em 2009, tornou-se uma das marcas mais conhecidas no país. Está presente em diversos produtos nas áreas de moda, educação, acessórios etc.
Acumulando 17 anos de carreira, Valadão já conta com gravação de 16 CDs e DVDs, além de participações em discos de outros artistas nacionais e internacionais.