No 2º turno, Camilo diz que atuará para aumentar votação de Lula para 75% no Ceará

Ex-governador também estabelece meta de captar eleitores de Tebet e Ciro e reduzir abstenções

Um dos principais articuladores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Ceará, o senador eleito Camilo Santana (PT) já definiu as principais metas para o segundo turno das eleições de 2022. O objetivo, segundo o político, é aumentar o percentual de votos do petista, que disputa a Presidência com Jair Bolsonaro (PL), para ao menos 75% da preferência do eleitorado cearense.

Na votação que ocorreu no último domingo, 2 de outubro, o candidato foi escolhido por 3.578.355 eleitores no Ceará, o que representa 65,91% dos votos válidos. Na projeção atual, o ex-governador pretende elevar esse número em, no mínimo, 9,09 pontos percentuais. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Para isso, Camilo aponta algumas ações que precisam ser realizadas. Uma delas é focar em reduzir o número de votantes que não votaram no domingo. "A nossa meta é procurar primeiro garantir que o eleitor vá às urnas no dia 30 por conta das abstenções. (...) O objetivo é garantir que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) garanta o transporte para os eleitores", disse em entrevista ao O POVO.

Durante a manhã desta terça-feira, 11, o senador eleito participou de entrevista ao programa O POVO no Rádio, das rádios O POVO CBN e CBN Cariri.

Para além da redução das abstenções, Camilo definiu como foco a busca pelos eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT), terceira e quarto colocados nas eleições deste ano, respectivamente. Ambos os ex-presidenciáveis declararam apoio ao petista no segundo turno da disputa. Na unidade federativa, o pedetista obteve 369.222 votos (6,80%) e a emedebista ficou com 66.214 (1,22%).

"A nossa meta é eleger o presidente Lula. Não tenho dúvida que isso vai ser bom para o Ceará e vai ajudar a trazer recursos, obras importantes e pela importância do que foi o Lula como presidente da República", ressaltou o ex-governador.

A campanha do ex-presidente ganhou alguns reforços no Estado para o segundo turno. Na última segunda-feira, 10, um grupo de prefeitos, deputados federais e estaduais eleitos, dirigentes partidários e lideranças locais estiveram em um encontro pró-Lula em Fortaleza. O evento contou ainda com as presenças da governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido), e do senador Cid Gomes (PDT).

Para Camilo, o pedetista é "a maior liderança" da legenda no Estado e ficará responsável por fazer a articulação com os companheiros de sigla para integrar a campanha em prol da candidatura petista.

"Cid que está articulando todos os prefeitos e deputados do PDT que estiveram no comitê para fazer essa ampla frente pró-Lula aqui no Ceará. Também conversamos com o presidente do Cidadania (Roberto Freire), que nacionalmente já aderiu ao Lula", ressaltou o senador eleito.

Assista a entrevista completa com Camilo

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 eleições no cerá camilo santana cid gomes izolda cela jair bolsonaro segundo turno lula x bolsonaro lula vs bolsonaro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar