TRE-CE aprova pedido para uso de Forças Federais no 2º turno das eleições 2022

As Forças Federais reforçarão a segurança no 2º turno das eleições de 2022 após pedido da Diretoria-geral do Tribunal à Comissão Permanente de Segurança

18:29 | Out. 11, 2022

Por: Mariana Lopes
FORTALEZA, CE, BRASIL, 11.09.2022: Fachada do Tribunal Regional Eleitoral - TRE - nova sede localizada no bairro Luciano Cavalvante(Foto: Thais Mesquita/OPOVO) (foto: THAÍS MESQUITA)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) acatou o pedido de uso das Forças Federais para o 2º turno das eleições de 2022. O pedido de reforço foi apresentado na sessão de julgamentos desta terça-feira, 11, presidido pelo desembargador Inácio Cortez, e ocorrerá, no dia 30 de outubro, da mesma forma que o 1º turno.

Após o julgamento de hoje, o pedido será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os municípios de Fortaleza, Quixadá, Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Caucaia, Pacajus, Aquiraz, Horizonte e Maracanaú são as cidades que deverão ter reforço das Forças Federais.

O procedimento no 2º turno será o mesmo do 1º por conta de demandas da Diretoria-geral do Tribunal à Comissão Permanente de Segurança, mantendo a relação de zonas eleitorais e locais de atuação das forças de segurança.

Os próximos passos da requisição de forças federais de segurança são a manifestação do Governo do Estado do Ceará e o envio ao Tribunal Superior Eleitoral, a quem caberá decisão final acerca da medida, nos termos da Resolução 21843/2004.