Baixio terá eleições suplementares em dezembro, confirma TRE-CE
Prefeito e vice foram cassados por abuso de autoridade e cidade está sendo comandada interinamente pelo presidente da CâmaraEleitores do município de Baixio, no Centro-Sul do Ceará, voltarão às urnas ainda este ano para escolher novos representantes para a Prefeitura Municipal. A cidade terá eleições suplementares no dia 11 de dezembro, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) nesta quinta-feira, 6.
O pleito será exclusivo para os cargos do Poder Executivo – prefeito e vice-prefeito. Os eleitos permanecerão nos mandatos até 31 de dezembro de 2024. Desde o dia 28 de junho deste ano, a Prefeitura é comandada interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Raimundo Amaurílio (PDT).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ele assumiu a chefia do executivo depois que o prefeito Zé Humberto e o vice Donizete Cavalcante, ambos do PDT, tiveram seus mandatos casados pelo TRE-CE. Os dois foram condenados por abuso de autoridade em decisão unânime do pleno proferida no dia 29 de abril.
A decisão também puniu o prefeito com oito anos de inelegibilidade, começando a contar o prazo a partir das eleições de 2020. De acordo com o TRE-CE, Zé Humberto foi diretamente responsável por divulgação de publicidade institucional irregular nos canais de comunicação da Prefeitura.
Com as eleições suplementares, os baixienses terão de ir às urnas três vezes em um intervalo de pouco mais de dois meses. No último dia 2 de outubro, a eleição foi para deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República.
A segunda votação será no dia 30 deste mesmo mês, quando ocorre o segundo turno da eleição presidencial. Por fim, o pleito municipal acontecerá no dia 11 de dezembro. Ainda não há data prevista para a posse dos futuros eleitos.