"Resposta será dada nas urnas", diz Elmano após Bolsonaro relacionar vitória de Lula no Nordeste ao analfabetismo

Senador eleito Camilo Santana (PT) e a governadora Izolda Cela (sem partido) também desaprovaram declarações

Após Camilo Santana (PT) e Izolda Cela (sem partido) reprovarem as declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL), que associou o Nordeste ao analfabetismo, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) também criticou o chefe do Executivo, classificando as falas como desrespeito com a região.

"Um presidente que nunca respeitou o Nordeste e que volta a nos atacar. E vai na alma daquilo que mais zelamos: a educação. Não aceitamos seu comportamento preconceituoso e intolerante. A resposta será dada nas urnas dia 30. Pelo bem da democracia, do Nordeste e do Brasil", disse o petista nas redes sociais.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Durante sua tradicional live semanal no Facebook, Bolsonaro comentou a ampla vantagem petista na região. "Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo", disse ao ler o título de uma notícia sobre o assunto e emendou: "Vocês sabem quais são esses estados? Do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta, o mais grave nesses estados, outros dados econômicos também são inferiores a outras regiões", disse.

As declarações geraram repercussão entre os políticos do Estado. "O presidente dá provas evidentes do que já se sabe: ele não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas. Infelizmente, o analfabetismo ainda é um problema brasileiro. Ele não sabe disso porque o Governo Federal não dialoga com estados nem com municípios", ressaltou Izolda em publicação nas redes sociais. Ela acrescentou que mandatário "destila preconceito e xenofobia" com as afirmações.

Também nas plataformas digitais, o senador eleito Camilo Santana, que governou o Ceará por dois mandatos, criticou a postura do chefe do Executivo. "Respeite os nordestinos! Somos um povo trabalhador e inteligente. E grato. Seu comportamento intolerante e desrespeitoso com o Nordeste não nos faz baixar a cabeça. Pelo contrário. Só aumenta nossa força para lutar e voltar a ser feliz de novo", afirmou.

Lula venceu nos nove estados nordestinos. No local, o petista obteve 21,6 milhões de votos, contra apenas 8,7 milhões do atual chefe do Executivo, que disputa a reeleição no segundo turno contra o petista.Foram 12,9 milhões de sufrágios a mais que Bolsonaro, a a maior distância entre os dois concorrentes nas cinco regiões do País, sendo o Nordeste a segunda mais populosa do Brasil.

"Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança", disse o político.

Diante da repercussão, Bolsonaro disse para a população não cair em narrativas que tentam “nos colocar contra nossos irmãos do Nordeste”. “A esquerda divide para conquistar. Já tentaram com negros, mulheres, indígenas, etc. Agora tentam com nordestinos, para abafar conquistas como a transposição do São Francisco, que nós concluímos”, escreveu nas redes sociais.

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2022 eleições presidenciais bolsonaro xenofobia bolsonaro analfabetismo nordeste analfabetismo nordeste izolda cela camilo santana jair bolsonaro elmano freitas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar