"Quem tem uma gota de sangue nordestino não pode votar no monstro", diz Lula sobre Bolsonaro

Atual presidente criticou os altos índices de analfabetismo nos estados da região, que, segundo ele, "estão há 20 anos sendo administrados pelo PT"

20:16 | Out. 06, 2022

Por: Marcelo Teixeira
Lula fala sobre declaração de Bolsonaro em associar taxas de analfabetismo no Nordeste à gestão de governos petistas. (foto: Reprodução/YouTube)

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, respondeu, nesta quinta-feira, 6, à ofensiva de seu adversário no segundo turno das eleições, Jair Bolsonaro (PL) de atribuir os índices de analfabetismo na região Nordeste aos governos petistas.

Durante campanha em São Bernardo do Campo, em São Paulo, ao lado do candidato a vice Geraldo Alckmin (PSB) e do candidato a governador de São Paulo Fernando Haddad (PT), Lula comentou sobre a declaração de Bolsonaro.

“Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar no negacionista monstro que governa este país. Ele tem que aprender uma lição”, disse o petista para a multidão que o cercava.

“Ele (Bolsonaro) que vá pegar os votos dos milicianos, daqueles que mataram Marielle, daqueles que são responsáveis pela morte de milhares de pessoas na pandemia, da quadrilha chefiada pelo Queiroz, dos que estão organizando a rachadinha dos filhos dele”, completou.

Lula ainda ressaltou que o analfabetismo não é uma escolha das pessoas, mas sim da falta de investimentos na educação, que segundo ele, só foram altos na época do PT. “São Bernardo do Campo, Santo André nunca tiveram direito de ter uma universidade federal. Foi um metalúrgico, quase analfabeto, que trouxe a universidade para cá”, citou.

Bolsonaro fez a declaração sobre analfabetismo no Nordeste ao comentar sobre a vitória de Lula em 9 dos 10 estados com maiores taxas no país.

"Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos, agora, também são inferiores na região, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT", disse o mandatário.