Bolsonaro relaciona analfabetismo à vitória de Lula no Nordeste e culpa governos do PT

O petista obteve 67% dos votos válidos na região, enquanto o presidente ficou com 27%

12:51 | Out. 06, 2022

Por: Taynara Lima
Jair Bolsonaro na disputa pelo segundo turno das Eleições 2022 (foto: Evaristo Sá / AFP)

Em transmissão ao vivo nas redes sociais, realizada nesta quarta-feira, 5, o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a vitória de Lula (PT) no Nordeste ocorreu pela alta taxa de analfabetismo da região.

No primeiro turno das eleições, que ocorreu no último domingo, o ex-presidente Lula recebeu 48,43% dos votos e Bolsonaro teve 43,20% no País. A região Nordeste foi decisiva para a vantagem do petista, onde foi vitorioso em todos os estados. O petista obteve 67% dos votos válidos, enquanto o presidente ficou com 27%. 

LEIA MAIS: Confira quantas vezes Bolsonaro já foi preconceituoso em relação aos nordestinos

Ainda na live de ontem, Bolsonaro explicou que esse alto número de analfabetos é resultado das gestões do Partido dos Trabalhadores nos estados nordestinos.

“Lula venceu em 9 dos 10 estados com a maior taxa de analfabetismo alta. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores, porque esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que a age a esquerda no mundo todo”, disse.

Em transmissão nas redes sociais nesta quarta, 5, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a vitória de Lula (PT) no Nordeste ocorreu pela alta taxa de analfabetismo da região. No 1° turno das eleições, o petista recebeu no Nordeste 63% dos votos, e Bolsonaro teve 27%. pic.twitter.com/heDGQRJx0a

— Jogo Político (@jogopolitico) October 6, 2022

O comentário de Bolsonaro vem em um contexto de ataques aos eleitores nordestinos na Internet. Após o resultado do primeiro turno, diversas publicações xenofóbicas foram disseminadas nas redes sociais, sendo parte das postagens feitas por perfis de apoiadores do atual presidente.

A governadora Izolda Cela (sem partido) se pronunciou nas redes sociais sobre a declaração feita por Bolsonaro e afirmou que o presidente “não conhece o Brasil e não tem respeito pelas pessoas”.