Sarto reúne base de vereadores para orientar apoio a Lula

Prefeito de Fortaleza segue deliberação da instância nacional do PDT, de apoio a Lula

19:41 | Out. 05, 2022

Por: Carlos Holanda
PREFEITO reuniu ontem vereadores pedetistas (foto: Divulgação / PDT)

Prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) reuniu a base aliada nesta quarta-feira, 5, para orientar apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao terceiro mandato presidencial. Com isso, o chefe do Executivo municipal segue orientação do PDT nacional, que fechou questão sobre o segundo turno, escolhendo o líder petista. Lula mede forças com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL).

LEIA MAIS: Ciro grava vídeo de apoio a Lula no 2º turno, mas avisa: "Não aceitarei cargo"

“Decidimos nos posicionar a favor da candidatura que melhor dialoga com nosso projeto político para Fortaleza, o Ceará e o Brasil. Teremos isenção para fiscalizar e firmeza para cobrar projetos para limpar os nomes dos endividados, assegurar renda mínima e expandir a educação em tempo integral, propostos por Ciro Gomes”, afirmou Sarto por meio da assessoria de imprensa.

Sem citar Lula, o ex-candidato do PDT gravou vídeo em que anuncia que segue a posição do PDT. Ele disse que o confronto contra Jair Bolsonaro não é a verdadeira ameaça à democracia. Para ele, o problema central neste aspecto é a falta de um ambiente que propicie o surgimento de alternativas à polarização entre o PT e o atual presidente, vista em 2018 e em 2022.

Dos três principais candidatos ao Governo do Ceará, Elmano de Freitas, governo eleito, e Capitão Wagner (UB) já se posicionaram sobre o plano nacional. Ex-prefeito de Fortaleza e terceiro colocado na disputa, Roberto Cláudio ainda não emitiu posicionamento sobre a disputa em segundo turno.

Nesta quarta-feira, 5, Elmano, o senador eleito Camilo Santana (PT), o deputado federal José Guimarães e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, do PDT, estiveram em São Paulo em reunião com Lula. Além deles, outros governadores eleitos que irão apoiá-lo, como Helder Barbalho (MDB), reeleito no Pará.