Bolsonaro: quem apoia presidente no segundo turno das Eleições 2022
Para o segundo turno, Jair Bolsonaro e Lula vão precisar estabelecer alianças para conseguir a maioria. Confira quem apoia o presidente nas Eleições 2022O segundo turno das eleições presidenciais de 2022 será disputado pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 30 de outubro. O apoio de outros candidatos eleitos é imprescindível para os dois presidenciáveis.
Para ganhar no segundo turno, um dos candidatos à presidência precisa conquistar 50% dos votos válidos, mais um, no mínimo. Para alcançar esse patamar, os adversários acumulam declarações de apoio de candidatos eleitos por partidos aliados.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Jair Bolsonaro (PL) ficou em segundo lugar no primeiro turno, com 43,20% dos votos válidos. Diversos políticos já declararam apoio ao candidato à reeleição, especialmente os que foram eleitos sob a bandeira ideológica do atual presidente.
CONFIRA quem apoia ex-presidente Lula
Eleições 2022: quem apoia Jair Bolsonaro no segundo turno?
Confira os políticos que já declararam apoio a Bolsonaro. Lista será atualizada à medida que forem sendo divulgados os apoios.
Presidenciáveis
Entre os candidatos à presidência no segundo turno, as declarações de apoio de líderes da terceira via estão sendo anunciadas. Nesta terça, 4, Ciro Gomes (PDT), declarou apoio a Lula. Já Simone Tebet (MDB) ainda não divulgou sua posição, mas deve também apoiar o ex-presidente.
Já outros candidatos à presidência, com menores expressões nas urnas, como Felipe d'Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), podem assumir posições, se manter neutros ou discordar das decisões de seus partidos.
Menos de dois dias após a finalização da apuração das urnas, as declarações de apoio por parte dos adversários de Bolsonaro na disputa pela presidência ainda estão em espera. Veja outros membros do Legislativo e do Executivo que já declararam apoio à reeleição do presidente:
Governadores
O candidato derrotado ao governo do Ceará, Capitão Wagner (União Brasil), declarou apoio à candidatura do atual presidente nessa segunda, 3. Durante a campanha, o elegível tentou se distanciar da imagem de bolsonarista, mas foi derrotado pelo candidato de Lula e do ex-governador Camilo Santana, Elmano de Freitas (PT).
O partido de Bolsonaro, o PL, foi um dos que mais elegeu candidatos nas Eleições Gerais de 2022. Entre os governadores eleitos, sete são aliados do candidato a reeleição. Veja alguns dos governadores que apoiarão Bolsonaro no segundo turno:
- Gladson Cameli (PP) - Acre
- Antônio Denarium (Republicanos) - Roraima
- Wanderlei Barbosa (Republicanos) - Tocantins
- Ibaneis Rocha (MDB) - Distrito Federal
- Mauro Mendes (UniãoBrasil) - Mato Grosso
- Cláudio Castro (PL) - Rio de Janeiro
- Ratinho Junior (PSD) - Paraná
- Romeu Zema (Novo) - Minas Gerais
Partidos
Veja alguns dos partidos alinhados com o atual presidente na disputa pelo segundo turno:
- União Brasil
- Republicanos
- PP
- PL (partido de Bolsonaro)
- PSC
- Avante
Alguns partidos, como o PSD de Gilberto Kassab, escolheram permanecer neutros no apoio à disputa.
Senadores
Em 2022, foi disputada a vaga única para o senado. Veja alguns dos senadores aliados à candidatura de Bolsonaro à presidência:
- Damares Alves (Republicanos)
- Marcos Pontes (PL)
- Sergio Moro (União Brasil)
- Jorge Seif Jr. (PL)
- Rogério Marinho (PL)
- Tereza Cristina (PP)
- Magno Malta (PL)
- Davi Alcolumbre (União Brasil)
Deputados Federais
O PL de Bolsonaro, além de ter eleito oito senadores, teve êxito também na Câmara: 99 deputados bolsonaristas farão parte do Congresso Nacional a partir de 2023. Veja alguns deles:
- Nikolas Ferreira (PL-DF), o deputado federal mais votado
- Deltan Dallagnol (Podemos-PR)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Ricardo Salles (PL-SP), ex-ministro do Meio Ambiente de Bolsonaro
- Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho de Bolsonaro
- Kim Kataguiri (UB-SP)
Segundo turno das Eleições 2022: VEJA data, resultado, cargos e mais