No Ceará, Bolsonaro amplia eleitorado em 29% entre as eleições de 2018 e 2022

Às vésperas da eleição e atrás do candidato do PT nas pesquisas de intenção de voto no Ceará, o presidente fez uma série de investidas no estado para tentar ampliar quantidade de votos

12:54 | Out. 04, 2022

Por: Filipe Pereira
Bolsonaro em motociata (foto: RAFAEL VIEIRA/AE)

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ampliou o quantitativo de votos no Ceará em relação a 2018. Neste ano, o presidente obteve 25,38% dos votos válidos (1.377.827 de votos), enquanto em 2018 recebeu 21,74% (1.061.075). O chefe do Planalto ampliou em 29% a sua votação no estado entre uma eleição e outra.

A performance no Ceará, porém, não ultrapassou a de Lula, principal adversário do presidente, agora na disputa do 2º turno. O petista teve mais votos que Bolsonaro em todos os municípios do estado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista ganhou em todas as cidades cearenses e recebeu 65,91% dos votos válidos (3.578.355).

Bolsonaro em Fortaleza

Às vésperas da eleição e atrás do candidato do PT nas pesquisas de intenção de voto no Ceará, Bolsonaro  fez uma série de investidas no estado para tentar ampliar seu eleitorado. Em setembro, ele participou da Marcha com Jesus, em Fortaleza. Na ocasião, o presidente também participou de uma motociata com apoiadores. 

Jati

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Jati, na quinta visita ao Ceará desde que tomou posse. Ele visitou a barragem Jati, no Cariri, para acompanhar retomada da liberação das águas da transposição do rio São Francisco para o cinturão das Águas do Ceará.

Participam da visita ao lado do presidente os deputados federais Capitão Wagner (Pros), Jaziel Pereira (PL) e Domingos Neto (PSD), a deputada estadual Dra. Silvana (PL), o vereador Carmelo Neto e o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves (PL). Na ocasião, Bolsonaro atacou o PT.

Juazeiro do Norte

Em agosto de 2021, Bolsonaro esteve em Juazeiro do Norte com sua comitiva para participar de uma motociata com apoiadores. O mandatário participou de inauguração das unidades habitacionais do programa Casa Verde e Amarela. Na ocasião, o presidente criticou o então governador do Estado, Camilo Santana (PT), por ter adotado lockdown e medidas restritivas durante a pandemia.

O presidente chegou acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e de políticos cearenses que o apoiam. A cerimônia de entrega das chaves ocorreu no Residencial Leandro Bezerra de Menezes, no bairro Sítio Barro Branco, em Juazeiro do Norte. Essa foi a terceira visita de Bolsonaro ao Estado desde que assumiu a presidência; a segunda apenas em 2021.