Elmano define critério para escolher secretários e confirma metade dos cargos para mulheres

Petista indicou que pretende anunciar equipe até dezembro

16:54 | Out. 04, 2022

Por: Israel Gomes
Elmano de Freitas, governador eleito do Ceará, durante entrevista às rádios O POVO CBN e CBN Cariri. (foto: THAÍS MESQUITA/O POVO)

O governador eleito Elmano de Freitas (PT) apontou os principais critérios que adotará na indicação do secretariado. Ele definiu conhecimento técnico e liderança como as principais características que os futuros integrantes do seu governo precisam ter.

"Acho que o secretário, assim como o governador, lidera equipes. Às vezes a pessoa é muito conhecedora da área, mas tem dificuldade de liderar, de animar uma equipe, de estimular a trabalhar, de envolver as pessoas na relação com a sociedade", disse em entrevista nesta terça-feira, 4, nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri.

O governador eleito informou que anunciará os nomes da equipe em dezembro. Mas, já antecipou que pretende manter Fernanda Pacobahyba na Secretaria da Fazenda (Sefaz). Ele reafirmou ainda o compromisso de destinar metade das pastas para mulheres.

Elmano destacou que o perfil dos titulares da administração estadual precisam ter "capacidade", "paciência" e "sensibilidade" para ouvir sugestões, sejam de cidadãos, sejam de empresários. "Esse é o perfil fundamental, porque tem outras questões que são premissas e que não adianta a gente conversar como ser honesto, serem pessoas corretas. Isso é uma questão basilar", destacou. A entrevista foi feita pelos jornalistas Jocélio Leal, Rachel Gomes e Farias Júnior.

Reforma administrativa

O governador eleito indicou algumas ações que pretende realizar na administração estadual, a partir de janeiro de 2023. O petista estuda realizar reforma administrativa no Governo, com desmembramento da atual Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em novas pastas, além de criar uma secretaria específica para cuidar de negócios internacionais do Estado para atrair investidores.

Assista à entrevista completa